[Resenha] Geek Love

by 11:58 5 comentários
Autor: Eric Smith
Titulo: Geek Love: o manual do amor nerd
Editora: Gente
Ano: 2014
Páginas: 208

Sinopse: Geek Love - Eric Smith sabe mais do que ninguém que existem prazeres imensos na vida geek. Amigos incríveis, conversas até de madrugada sobre realidades alternativas ou até mesmo o simples prazer de ler aquele lançamento de quadrinhos. No entanto, chega um momento na vida de todo nerd em que o amor bate à porta e daí vem a hora de jogar o xadrez tridimensional que é o mundo dos solteiros.
Não se desespere, jovem Padawan! Deixe Smith guiá-lo por esse caminho e descubra que amar é muito mais do que flores e bombons. Afinal, nada é normal na vida do nerd, e o amor não é senão o mais extraordinário dos fenômenos humanos.

Admito que não foi uma leitura fácil de terminar. Foi muita cansativa. 
Não sei se isso se deve ao fato do autor ter usados muitos termos da cultura geek, muitos dos quais eu desconhecia, ou por não saber introduzir esses mesmos termos na história.
Teve vários momentos que pensei em abandonar a leitura, mas como sou guerreira, fui até o fim, mas infelizmente não consegui. Quem sabe pretendo dar uma chance ao livro futuramente.
O livro procura auxilar as pessoas geeks como engatar um relacionamento, ajudá-los em cada etapa, desde ele conhecer que tipo de Nerd ele é, suas habilidades e defeitos. Como dá o primeiro passo em relação aquela garota (o livro é voltado especificamente para os meninos, mas como o próprio autor disse, nada que as garotas não possam aproveitar) que você tá afim, como abordá-la, até chegar ao nível de chefão: namoro geek avançado. Assim como lidar com o término do relacionamento e/ou um fora daquela pessoa.
"Então, antes de começarmos a falar de namoro, vamos falar de você. Vamos avaliar suas forças e suas fraquezas, descobrir aonde no reino do namoro, deve fincar sua bandeira e - pois este capítulo é para você aumentar sua autoconfiança para o nível de John Constantine - vamos usar todas essas características para transformá-lo em uma máquina incrível e implacável dos relacionamentos." (p. 17)
Gostei muito das formas como ele nomeia os capítulos, muito criativo. Aliás, o autor sabe ser criativo, contudo não soube foi mesclar isso bem na história, o acabou tornando o texto técnico demais. Contudo, ainda assim consegue engraçado ser engraçado em algumas partes.
Sei que é voltado para as pessoas que entendem bem desse mundo, mas sempre há aqueles que pretendem conhecer, que se interessam, e o livro poderia estar preparado para esse tipo de pessoas, utilizando ainda esses termos específicos, mas com uma linguagem mais clara, fácil, para que até os mais leigos pudessem entender sem se cansar.
Outro ponto positivo desse livro foi a Introdução. Gostei muito como o autor abordou a introdução da tecnologia na nossa vida, e como ela acabou afetando e alterando as relações sociais, principalmente as amorosas. Como hoje nossa vida se resume a estar sempre de cara na tela do computador ou do celular, que o modo de paquerar, conquistar, conversar se resume a esses itens tecnológicos.
Situação muito bem pontuada.
Detalhe para a parte gráfica do livro, muito bem trabalhada, bem condizente com a história. Amei todas as figuras. 
Contudo, como sempre gosto de ressaltar, não deixe de dar uma chance para esse livro, pois pelo fato de não ter me agrado, não significa que você não vá gostar do livro. Então, se tiverem a oportunidade, deem uma lida e passem por aqui e contem pra nós o que acharam.
"Então como namorar num mundo em que as pessoas, até certo ponto, nem se encontram mais? Que se tornaram virtualmente próximas em vez de próximas na vida real, que se comunicam por meio de mensagens de texto em vez de conversas durante o jantar? Em que um telefonema para dizer que adoraria encontrar alguém hoje a noite ou uma longa pausa antes de perguntar se quer conhecer seu apartamento foram substituídos por um SMS que diz "e ai"?" (p. 11)

5 comentários:

  1. Olá, Almi
    Curti a resenha, embora você não tenha gostado já vi outras resenhas contrárias, mas gosto é gosto né? Achei curioso a premissa!
    Abraços :)
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Pois é gosto é um negocio complicado, mas foi porque eu não gostei, que você também possa não gostar. Vale a pena dar uma conferida, o livro não é todo ruim. Abraços.

      Excluir
  2. Olá Almi!
    Que pena que o livro não atingiu as suas expectativas, eu ainda não o li, mas pelo modo como você explicou, penso que o autor poderia ter incorporado melhor as expressões e pensamentos Geek, de modo que o leitor leigo também pudesse aproveitar a leitura e adquirir um novo conhecimento sobre o assunto.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Elis, por mais que seja voltado especialmente para a galera Geek, acho que o autor poderia ter facilitado um pouco com as expressões, assim até que não conhecia podia conhecer, mas ainda assim dá pra aproveitar e conhecer jogos, livros, coisas novas. Beijos.

      Excluir
  3. Gostei como você pontuou, para quem está inserido no mundo Geek pode até entender, mas quem é iniciante pode ter essa dificuldade, o que é natural.
    Adorei Almi! ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...