[Resenha] O Cavaleiro de Bronze Parte I e II @NovoSeculo @paullinasimons

by 18:34 1 comentários

Titulo: O Cavaleiro de Bronze #1
Autor: Paullina Simons
Editora: Novo Século
Ano: 2013
Páginas: 504

A Segunda Guerra Mundial ainda não havia alcançado a cidade de Leningrado, onde as duas irmãs Tatiana e Dasha Metanova viviam, dividindo um pequeno cômodo com seu irmão, seus pais e avós.Tudo muda quando as tropas de Hitler atacam a União Soviética e ameaçam invadir a grande, mas decadente, cidade. Fome, desespero e medo tomam conta de Leningrado, durante o terrível inverno no qual a cidade foi submetida ao cerco alemão. No entanto, a luz do amor é sempre capaz de iluminar a mais profunda escuridão. Tatiana conhece Alexander, um jovem e corajoso oficial do Exército Vermelho. O rapaz, forte, confiante e guardando um passado misterioso e problemático, e sente-se atraído por Tatiana — e ela por ele.O amor impossível de Tatiana e Alexander ameaça agora dividir a família Metanova. E que segredo é esse que se esconde no passado do soldado, tão devastador quanto a própria guerra?

QUE LIVRO É ESSE BRASIL? QUERO QUE TODOS POSSAM LER ELE, MAS AO MESMO TEMPO TENHO CIÚMES DELE. 

Tenho uma frase de John Green, que define bem isso: "Às vezes, um livro enche você de um estranho fervor religioso, e você se convence de que esse mundo despedaçado só vai se tornar inteiro de novo a menos que, e até que, todos os seres humanos o leiam."

Só queria agradecer as meninas do grupo New Adult que me indicaram ele, elas falaram tanto, tanto, tanto dele que fiquei mega curiosa e resolvi ler. E agora me pergunto o motivo de não ter lido ele antes, mas valeu a pena esperar por algo tão maravilhoso e me surpreender a cada página lida pela preciosidade que este livro é.
Esse livro despertou em mim sentimentos impares, este livro é tão singular, único, que é impossível descrever em palavras, só você lendo para saber.
Eu já terminei este livro faz algum tempo, mas não tava conseguindo fazer uma resenha por conta da minha ressaca literária. E ainda está sendo difícil falar sobre ele agora, pois ainda não li os outros que faltam e não sei como vai terminar e vejo que ainda tem muito choro pela frente, e é disso que eu gosto (sou masoquista kkjkkk), mas também tem felicidade. 
Antes de começar a resenha vou contar um pouco sobre a história. Para quem não me conhece eu amo livros, filmes, séries sobre a 2ª Guerra Mundial. É o meu assunto favorito de história, pois sempre que eu leio ou assisto algo sobre me instiga a tentar pelo menos entender o que leva o ser humano a fazer coisas horríveis e inimagináveis com o seu semelhante e nunca chego a uma conclusão plausível e por isso continuo procurando sobre esse assunto, mas acredito que nunca realmente vou conseguir compreender de fato os motivos das pessoas, irei apenas tentar fazer diferente e sofrer com as dores de milhares de pessoas.
Enfim esse livro logo me chamou atenção pelo seu contexto histórico e ainda mais que nunca tinha lido nenhum livro sobre a guerra na União Soviética. Vamos com alguns fatos que encadearam o enredo do livro: Hitler assinou um pacto de não agressão com Stalin, que era o czar da União Soviética (atual Rússia). Entretanto, como Hitler era muito ambicioso e queria conquistar vários territórios para si, em 22 de Junho de 1941 ele resolve quebrar o pacto que fez com Stalin.O cerco de Leningrado durou 900 dias deixando muitos civis e soldados mortos, porém o maior estrego não foi causado pelo exercito alemão, e sim por causa da fome, doenças e pelo frio intenso. O cerco de Leningrado foi abandonado pelos alemães em 1944, que custou a vida de 1,5 milhões de pessoas (a maioria civis).
E foi quando a população de Leningrado descobriu que Hitler resolveu quebrar o pacto com Stalin, em 22 de Junho de 1941, que nossa história começa. Conhecemos Tatiana uma jovem de 16 anos que mora com seus pais, avós e dois irmãos em dois quartos numa casa e ainda divide essa casa com outras famílias. Os pais de Tatiana mandam a jovem comprar alimentos para a casa, mas ao chegar no mercado Tatiana vê o número enorme de pessoas na fila (as pessoas estavam desesperadas por causa do iminente ataque dos alemães) só para entrar, que resolve tentar comprar em outro lugar que é mais longe. Como é jovem e sem experiência Tatiana não conhece os horrores da guerra e nem sabe o que ela pode causar (mas ela vai descobrir logo),por isso ela está despreocupada e resolve comprar um sorvete e é agora que conhecemos nosso herói maravilhoso (*suspiros de uma pessoa totalmente apaixonada por esse homem*). Tatiana está sentada no ponto de ônibus comendo seu sorvete e quando ela olha para o outro lado da rua vê um soldado a observando e aí começa a nossa história que vai enfrentar várias coisas para enfim ficarem juntos. Eu amei tanto esse primeiro encontro deles, eu fiquei contando ele várias vezes para minha irmã, dizendo que nunca o crush ou oppa faz isso kkkkkkkkkk. 
Tatiana e Alexander começam a conversar e você logo vê as faíscas saindo no ar, a química e a empatia entre eles é inevitável. Tatiana vê em Alexander um homem bonito e que é capaz de despertar nela sentimentos nunca sentido e por sua vez Alexander vê em Tatiana uma luz na sua vida escura e um balsamo para esquecer da guerra e dos horrores sofridos. Mas para viver esta história de amor eles iram enfrentar a família, a morte, fome, frio, entre outras coisas que você só irá descobrir se ler. Será possível um amor nascer na guerra? Num cenário de horror seria possível esse amor sobreviver? APENAS L E I A...

Quero falar que isso não é apenas uma história de amor entre dois jovens, mas também é uma história sobre família, os horrores da guerra, o crescimento forçado para enfrentar as situações da vida, força de vontade, a felicidade no meio da guerra, sobrevivência, nascimento de coisas bonitas e que ainda existe pessoas preocupadas com o outro mesmo com pouco para oferecer, mas também tem o egoísmo e todo o lado feio e mal do ser humano.

“Tatiana tinha imaginado seu Alexander desde que era uma criança, antes que ela acreditasse que alguém como ele era mesmo possível. Quando ela era uma menina, sonhava com um mundo muito bom onde um bom homem caminhava por suas estradas sinuosas, talvez em algum lugar em sua alma errante procurando por ela."
“Amar é quando ele esta com fome e você o alimenta. Amar é saber quando ele está com fome.” 


"Ela estava entrincheirada. Ela cavou uma trincheira chamada Alexander em torno de si, e não podia escapar. Tatiana vivia por aquela hora da noite com ele que a impulsionava para o futuro, e para os dolorosos sentimentos recém formados que ela não conseguia expressar nem compreender. Amigos caminhando ao luminoso anoitecer. Não havia mais nada que ela poderia ter dele, e não havia nada que ela desejasse mais dele além daquela hora ao final de seu longo dia, quando seu coração batia e sua respiração ficava mais curta e ela estava feliz."


“À medida que os dias passavam, Tatiana percebeu que era jovem demais para esconder bem o que estava em seu coração, mas adulta o suficiente para saber que seu coração estava em seus olhos.”

Se você ainda não leu o segundo pare bem aqui. Pois, pode contem spoilers.




Título: O Cavaleiro de Bronze # 2 O Portão Dourado
Autor: Paullina Simons
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Páginas: 432



No início da guerra, em 22 de junho de 1941, o dia em que Alexander e Tatiana se conheceram, havia três milhões de civis em Leningrado. Na primavera de 1942, apenas um milhão de pessoas permaneciam ali. E o cerco não havia terminado. Depois de deixar Tatiana e Dasha Metanova dentro de um caminhão que seguia pela Estrada da Vida com destino a Molotov, Alexander não tinha nada além de esperanças. Não havia uma única correspondência sequer de Dasha ou Tatiana, nada que indicasse que ambas haviam chegado em segurança a seu destino. Na segunda parte de uma das maiores sagas de amor de todos os tempos, será praticamente impossível conter a emoção ao acompanhar a busca obstinada do ilustre oficial do Exército Vermelho, Alexander Belov, por sua Tatia. E ainda mais arrebatador presenciar se eles conseguirão viver esse intenso amor diante de tantas ameaças, em meio ao cruel cenário da Segunda Guerra Mundial.


No parte 1 do primeiro livro vemos a chama do amor nascendo e nesse vemos ela queimando mais ainda. Com a ajuda de Alexander Tatiana e a sua irmã conseguem deixar Leningrado, a fome, o frio e o cheiro da morte que as persegue para trás, mas Alexander tem que ficar em Leningrado para combater o exército alemão e não consegue ter nenhuma notícia das duas e preocupada com a sua amada ele resolve ir atrás da jovem depois de 6 meses sem nenhuma carta dela.
Depois de presenciar e sofrer os horrores da guerra Tatiana não é a mesma garota inocente e despreocupada de antes, o crescimento da mocinha é visível e emocionante. Para mim a grande surpresa desse livro foi Tatiana, ela se tornou a minha mocinha predileta, a guarra, força de vontade e viver dessa menina é emocionante ver toda a evolução dela <3 E não posso deixar de falar nessa resenha sobre Alexander (ou Shura para os íntimos que é apenas eu), confesso que neste livro fiquei ás vezes com um pouco de raiva dele, mas ele compensou isso de tantas formas que até agora me deixam de queixo caído e suspirando/sonhando...
Esta segunda parte acabou literalmente comigo, a minha ressaca literária está tão ruim que está me atrapalhando de prosseguir com a história, já faz quase uma semana que terminei este livro, mas não consegui ler o próximo, estou tentando preparar meu psicológico que está acabado.
O que eu vou falar vai ser muito clichê, mas eu tenho que falar: quando eu li este livro me senti numa montanha russa (tipo assim: agora é felicidade demais uuuuuh, agora lá vem a tristeza aaaah, felicidade novo e tristeza, e felicidade e tristeza)... Mas acredito que essa é a beleza do livro, a forma que a Paullina escreve consegue te prender do inicio ao fim e desperta em você sentimentos tão contrários e isso ao mesmo tempo kkkkk. Eu não vou me aprofundar muita na resenha desse livro, pois eu posso contar um spoiler sem querer, então leia a primeira parte por favor.
Neste livro vemos que a força do amor é capaz de tudo, vemos o amor finalmente ganhando, mas também vemos o que a guerra faz com os homens e vemos esse amor sendo ameaçado constantemente, sendo que algumas vezes vence e outras...  

Agora eu vou respirar bem muito e juntas meus caquinhos que estão no chão para poder ler a continuação dessa história maravilhosa e espero que vocês amem esse livro como eu amo e quero muito ouvir a opinião de vocês sobre ele, quando vocês tiverem lido.



“Tania, eu fui enfeitiçado por você desde o primeiro momento em que lhe vi. Lá estava eu, vivendo minha vida depravada, e a guerra tinha acabado de começar. Minha base estava uma completa desordem, pessoas correndo por aí, encerrando contas nos bancos, retirando dinheiro, pegando comida dos mercados, comprando a Gostiny Dvor inteira, se alistando no exército, enviando seus filhos para acampamentos -” Ele interrompeu, “E em meio a meu caos, lá estava você!” Alexander sussurrou apaixonadamente. “Você estava sentada sozinha nesse banco, impossivelmente jovem, uma loira de tirar o fôlego e adorável, e você estava tomando sorvete tão despreocupada, com tanto prazer, tamanha delícia mística que eu mal pude acreditar no que via. Como se não existisse nada no mundo naquele domingo de verão.”


“Quero que você saiba que, se algo acontecer comigo, não se preocupe com meu corpo. Minha alma não vai voltar para ele, nem para Deus. Ela vai flutuar direto para você, onde sabe que pode lhe encontrar, em Lazarevo. Não quero estar com reis nem com heróis, mas sim com a rainha do Lago Ilmen.”



“E Tatiana sentou perto dele e sussurrou. Tudo o que desejo é que meu espírito seja ouvido através de sua dor. Estou sentada aqui com você, derramando meu amor dentro de você, gota a gota, esperando que você me ouça, esperando que levante sua cabeça e sorria para mim novamente. Shura, você consegue me ouvir? Você consegue me sentir, sentada diante de você, lhe mostrando que ainda está vivo? Você consegue sentir minha mão sobre seu coração batendo, minha mão lhe dizendo que eu acredito em você, acredito em sua vida eterna, que você sobreviverá a tudo isso e criará asas para sobrevoar a morte, e quando abrir seus olhos novamente, eu estarei aqui. Eu sempre estarei aqui, acreditando em você, esperando por você, lhe amando. Estou bem aqui. Sinta-me, Alexander. Sinta-me e viva. Ele viveu.”

~ Meninas vou dar uma explicação rápida do motivo de eu ter feito duas resenhas em uma. Este livro foi escrito pela autora como sendo único, mas ao ser lançado no Brasil ele foi dividido em duas partes. Eu li em pdf, mas pretendo comprar os livros em breve, e por cauda disso não coloquei em que página está as citações. ~ 

Um comentário:

  1. Ooi Edy, tudo bom??
    Menina sua resenha me deixou louca para ler esse livro que eu nem conhecia HSUAHSUAH
    Também amo livros que se passam na 2ª Guerra \o/
    Parece ser um romance maravilhoso que ainda fala sobre a maldade do ser humano, amei os quotes!
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...