Título: A Bíblia do empreendedor
Editora: Editora Gente
Ano:2013
Páginas: 245
Sinopse: Neste livro, você irá encontrar um calendário e as etapas que você precisa seguir para se tornar um CEO de sucesso de sua própria empresa. No próximo ano, neste momento, você pode estar colhendo os frutos de seu emprego dos sonhos.
Eu sou suspeito para falar desse livro, sou aluno de administração e tive a sorte e prazer de ler o mesmo. Realmente serve como uma bíblia para quem quer abrir seu próprio negócio. A Melinda usa de uma linguagem direta e objetiva, ela é bem sincera em suas colocações no livro, e dá dicas realmente boas.
O livro, se você estuda administração ou se estuda e quer abrir o próprio negócio, aconselho muito. Lendo o livro, comecei a resenhar em uma folha aqui, e tô tentando mostrar para vocês a ideia central, porque se eu for falar tudo que é visto, vai ser uma consultoria de graça gente,a verdade é essa. Não compramos um livro, compramos uma consultoria de como abrir o próprio negócio, então tá esperando o quê , que ainda não comprou o livro?
O livro começa fazendo uma análise e dizendo que pra iniciar algo, como devemos fazer sempre de fato, é nos conhecermos, o nosso potencial e nossos pontos fortes e fracos,
Melinda acredita que nesses 12 meses, planejar é algo que defini muito o caminho que seu projeto vai levar. Ela acredita que 12 meses devemos agir com um GPS, em busca dos caminhos a seguir.
"Todos nós já ouvimos o ditado que afirma:"Dinheiro nunca é demais". Todavia, no mundo dos negócios,poderíamos dizer: "Organização nunca é demais". Os objetivos nada mais são que sonhos organizados". ( pág. 17 )
Frase linda gente: Os objetivos nada mais são que sonhos organizados.
Pura verdade.
Nessa primeira etapa do livro , pra quem conhece o mundo da administração sabe que para elaborar uma planejamento necessitamos de um passo a passo é o que ela faz explica as etapas sempre trazendo o leitor para a realidade dos fatos.
Melinda acredita e ressalta muito isso no livro que ser empreendedor é um casamento e algo que dá trabalho. Deve existir uma dedicação e uma onda de sacrifícios, devemos abrir mão de muita coisa e saber a importância de cada coisa nesse processo. É como se cria um filho, no começo ele precisa da gente para tudo, até a hora que ele começa a dá os seus passos só , mas sempre estamos ali para orientar.
Não que você vai abrir o seu negócio e deixar ele andar sozinho rs, mas no início do projeto empreendedor você precisa estar em cima sempre, todos os dias e com o passar do tempo, com o negócio mais estabilizado, você ainda estará em cima, mas um pouco mais "relaxado" , até porque é o olho do dono que engorda o gado, e é mesmo.
O tempo de 12 meses, é necessário para que até lá, seu mundo vire o seu negócio, e o que pode ser lido??, o tempo que pagamos dívidas, nos organizamos e organizamos o projeto.
Além de uma consultória mega boa ( mega boa, inventei agora gente ) , a Melinda listou dez coisas que não devemos esquecer nos negócios, na leitura tirei a essência de cada tópico.
1. Saiba qual é o seu lucro em cada venda.
Gente, está em cima e saber sobre todas suas transações financeiras é essencial para se ter certeza do lucro ao final de cada etapa.
2. Atendimento ao cliente - a verdade, a luz e o caminho.
Por mais que seu produto seja o melhor, sempre vai existir aquele cliente que não vai ficar contente com o mesmo, cabe a você saber agir com tal situação e trabalhar cada situação de uma forma, pode ser o mesmo produto, porém o cliente é único.
3. A arte de vender sempre
Sempre tenha a mão um bom marketing, uma forma de lembrar às pessoas a sua empresa, qualquer hora é hora de fazer negócio.
4. Preste atenção aos detalhes
Resolver problemas sem criar outros, se preocupar com cada parte do processo, garante sucesso.
5. Nada supera uma apresentação profissional
Saber se portar em cada meio social, em cada grupo faz a diferença.
6. O tempo é o ativo mais valioso de sua empresa
Saber atender clientes e CLIENTES no prazo certo , ter um tempo determinado para cada um.
7. Faça o acordo por escrito
Se algo falado, estiver escrito, conta mais. Sempre que possível anote, oficialize as coisas.
8. Use cartas de referencia para avaliar sua empresa
Cliente dando opinião sobre seu negócio é uma boa pedida pra corrigir erros.
9. Gerencie a primeira impressão do seu cliente
Tome cuidado ao primeiro contato com o seu cliente, saiba como agir, a primeira impressão é a que fica.
10. Mantenha seu funil de vendas devidamente alimentado
Mesmo que não haja uma venda, converse sempre com clientes, fornecedores , nunca fiquei parado.
É ou não é uma consultoria? O livro é bom, a leitura é bem fácil e se você faz administração, deve dá uma lida nesse livro e se não cursa administração pode ler também super interessante que sabe não da um empurrão naquela sua ideia que tá parada,hein?
Fica à dica.
Bjs seus lindos