[Dicas Literárias] A Diferença entre Contos e Crônicas

by 09:56 2 comentários


Contos: se trata de um narrativa curta, onde a estória se desenvolve linearmente, com princípio, meio e fim, abolindo-se os pormenores secundários. A ação tem que ser incisiva e direta, numa linguagem essencialmente narrativa. O conto, na sua estrutura tradicional, constitui uma unidade dramática, ou seja, contém um só conflito, um só drama, uma só ação. O contista não nos dá a visão da vida na sua totalidade, mas procura nela um momento singular, representativo; um "flash" apenas. Por esta razão, jamais se prolonga, prendendo-se ao episódio em foco, não se perdendo o autor na análise detalhada dos fatos.

Livros de contos:




Crônicas: limitava-se a relatos verídicos e nobres; entretanto, grandes escritores a partir do séc. XIX passaram a cultivá-la, refletindo, com argúcia e oportunismo, a vida social, a política, os costumes, o cotidiano etc. do seu tempo em livros, jornais e folhetins. Na aplicação do escritor para acervo referente à literatura de cordel, use para festas e narrativa. A crônica pode ser das seguintes maneiras: Uma narração, segundo a ordem temporal. O termo é atribuído, por exemplo, aos noticiários dos jornais, comentários literários ou científicos, que preenchem periodicamente as páginas de um jornal. Uma narração histórica pela ordem do tempo em que os fatos ocorreram; conjunto de notícias que circulam sobre pessoas; seção de jornal onde se comentam notícias e fatos quotidianos; história da vida de um rei; biografia escandalosa. 

Livro de Crônicas:





2 comentários:

  1. Olá tudo bem???
    Confesso que não sou muito chegada em crônicas... ganhei de presente as crônicas de nárnia e estou ensaiando para ler um bom tempo... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho ele também, e estou no comecinho. Mais estou amando. Obrigada pela visita.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...