[Dicas Literárias] Livros com o tema Pai

by 07:50 2 comentários
Hoje é o dia que elegeram como dia dos pais. Mas como todos sabemos dias dos pais é todo dia.
Dedicamos essa postagem a livros que nos mostram diferentes pais e em situações surpreendentes.

1. Fala Sério, Pai - Thalita Rebouças

Depois de "Fala sério, mãe!", chegou a hora de conhecer melhor o pai de Maria de Lourdes, ou melhor, Malu, a menina mais divertida da Tijuca. Neste livro, Armando, jornalista esportivo e peladeiro convicto, conta sua trajetória (e seus percalços) como pai de primeira viagem, desde a descoberta de que estava "grávido" até a saída da primogênita de casa, com 21 anos. Estão aqui diálogos que mesclam humor e emoção sobre fraldas, viagens, namorados, separação, candidatas a madrasta, festas, mesntruação, beijos, sutiãs... Enfim, tudo o que acontece numa relação entre pai e filha. A primeira metade do livro mostra o ponto de vista de Armando, mas é Malu quem assume a narrativa na outra metade, após um marcante episódio de sua vida.

2. A Cabana - William P. Young

A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.

3. Cartas para um pai - Janaina Rico

Juliana achou que suas férias em João Pessoa renderiam apenas fotos e boas lembranças, mas não foi assim que as coisas se desenrolaram. Uma gravidez inesperada alterou toda a sua vida e, para se comunicar com o pai do bebê, as cartas foram a melhor escolha. Um livro emocionante e envolvente, sobre amores e a formação de uma nova vida.


4. Meu pai fala cada m*rda - Justin Halpera

Aos 28 anos, depois de ser dispensado pela namorada, Justin Halpern volta a morar com o pai, Sam Halpern, de 73 anos. Na infância, Justin morria de medo dele, tão mal-humorado, direto e desbocado que beirava a grossura. Agora, já adulto, ele passa a admirar a mistura de franqueza e insanidade que caracteriza os comentários e a personalidade do pai, que considera 'sábio como Sócrates e até mesmo profético'. Disposto a registrar a sabedoria contida nas tiradas de Sam, Justin cria uma página no Twitter para reunir suas frases malucas e observações ridículas. A obra traça um retrato da relação pai e filho e aborda temas da vida - medo, amigos, estudo, namoro, esporte, família. 

5. Pai é pai: Diário de um aprendiz - Luiz Rivoiro

Reúne textos de Luiz Rivoiro publicados em sua coluna quinzenal. Pai de primeira viagem, o autor começou a coluna a partir de um texto em que refletia sobre seu primeiro Dia dos Pais. Desde então, não parou mais. São textos bem-humorados que refletem sobre as principais preocupações e descobertas de quem acaba de ter seu primeiro filho.

6. Meu pai, Meu herói! - Ian Bruce

Consultor profissional e pai mostra um guia para se tornar umbom pai abordando varios temas praticos muito interessante.


7. Confie em mim - Harlan Coben

Preocupados com o comportamento cada vez mais distante de seu filho Adam - principalmente depois do suicídio de seu melhor amigo, Spencer Hill -, o Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, decidem instalar um programa de monitoração no computador do garoto. Os primeiros relatórios não revelam nada importante. Porém, quando eles já começavam a se sentir mais tranqüilos, uma estranha mensagem muda completamente o rumo dos acontecimentos:

"Fica de bico calado que a gente se safa."

Perto dali, a mãe de Spencer, Betsy, encontra uma foto que levanta suspeitas sobre as circunstâncias da morte de seu filho. Ao contrário do que todos pensavam, ele não estava sozinho naquela noite fatídica. Teria sido mesmo suicídio?
Para tornar o caso ainda mais estranho, Adam combina ir a um jogo com o pai, mas desaparece misteriosamente. Acreditando que o garoto está correndo grande perigo, Mike não medirá esforços para encontrá-lo.Quando duas mulheres são assassinadas, uma série de acontecimentos faz com que a vida de todas essas pessoas se cruzem de forma trágica, violenta e inesperada.



8. Pai? Eu?! - Tânia Alexandre Martinelli

Aos 17 anos, Luca está prestes a definir sua carreira e prestar vestibular, quando, por uma atitude impensada, acaba engravidando Cláudia, de 16 anos, com quem "ficou" algumas vezes. Diante dessa inesperada situação, Luca se vê obrigado a rever seus planos e assumir novas responsabilidades. 


8. Quando meu pai saiu de casa - Eduardo Garrafa

A vida de Gabriela, uma adolescente de 15 anos, sofre uma reviravolta da noite para o dia: seu pai decide sair de casa, abandonando a esposa para retomar uma paixão de juventude. Gabriela não aceita a decisão do pai, manifestando toda sua hostilidade de modo aberto. À luz de suas próprias descobertas afetivas (ela própria se vê dividida entre dois amores), Gabriela passa a entender melhor as razões paternas. Em sua estréia, o escritor Eduardo Garrafa constrói uma narrativa delicada sobre a descoberta do amor e os fios invisíveis do destino. 


9. Dez Bons Conselhos de Meu Pai - Que Me Ajudaram Muito A Prosperar - Gustavo Cerbasi
Ao compartilhar suas memórias de momentos que moldaram seu caráter e sua forma de agir perante a vida e a carreira, Gustavo Cerbasi transmite ao leitor os ensinamentos e conselhos que recebeu das figuras que mais o influenciaram, a quem chama de pais: o pai biológico, o tio, o avô materno e o técnico de natação. 

10. O Pai Perfeito - (The Paternity Claim) Jessica nº 9 - Sharon Kendrick
O primeiro caso de amor de Isabella terminou em desastre. Grávida e abandonada, ela foge para a Inglaterra, onde encontra Paulo Dantas, amigo de seu pai e o único homem que pode ajudá-la. 
Paulo fica estarrecido quando vê Isabella pela primeira vez depois de vários anos - ela cresceu e se transformou em uma mulher bela e sedutora. Apaixonado por Bella, Paulo sente que assumir a paternidade do bebê é a única maneira honrada de provar seu amor por ela. Ter um filho, porém, é responsabilidade para toda a vida. E o pai de Isabella deseja que ela e Paulo se casem…


Sábio é o pai que conhece o seu próprio filho. (William Shakespeare)

2 comentários:

  1. Adorei as dicas, alguns livros desses não conhecia! Parabéns *-*

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder acrescentar mais livros a sua vida. Desde já agradeço a visita.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...