[Dicas Literárias] Eu amo literatura nacional e daí?

by 13:40 6 comentários

Ler nacionais nunca foi fácil, principalmente os clássicos, com sua linguagem antiga e rebuscada. Ou talvez, por simplesmente se embutido de uma forma qualquer nas escolas, sem a preocupação de saber se os alunos compreendem ou não, o que acaba de alguma forma afetando esse gosto por esse tipo de livros.
Claro, não vamos generalizar, tem pessoas que amam Machado de Assis, José de Alencar, Aluízio de Azevedo, entre tantos outros como uma paixão que chega a dar inveja.
Temos uma literatura nacional muito rica, sendo que os nossos autores são conhecidos internacionalmente, e Graças a Deus somos reconhecidos por isso.
Contudo, resolvi puxar sobre assunto devido aos grandes destaques nacionais que tem se revelado esse ano. A crescente demanda que estamos tendo nesse mercado e o aumento de leitores desse gênero.
Claro que sempre houve (e ainda há) bons escritores, e destaco aqui Paulo Coelho e Clarice Lispector, Ariano Suassuna só para citar alguns.. e outros que parecem tão novos no mercado, mais que já são tão antigos a algum tempo.
O que quero destacar é a evidência que esses autores estão tendo, e principalmente, a paixão que os leitores estão desenvolvendo pelos mesmos. Antes, o que era uma cara feia ou um virar de bocas quando se falava em literatura nacional, hoje se transformava em um sorriso de imensa satisfação. E fico muito feliz por poder presenciar isso.
Espero que isso só tenha a crescer, e que possamos aplicar estes livros em sala de aula ou em qualquer outro lugar, para que as pessoas possam ver que ainda temos bons autores, e que nosso País não possui poucos leitores.
Precisava desabafar sobre isso.

Então, qual o melhor (ou melhores) livros nacionais que vocês leram esse ano?

(Almicéia LarissaBibliotecária e Blogueira do Primeiras Impressões)

6 comentários:

  1. Oie! Bom, eu sou suspeita para falar, pois tenho vários autores nacionais por quem eu sou apaixonada! Mas pensando agora no melhor nacional desse ano, acho que foi "Não Pare!" da FML Pepper... Um YA delicioso!
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei curiosa sobre ela, ainda mais que ela vai sair pela Valentina. Obrigada pela dica

      Excluir
  2. Literatura nacional esta vindo cada vez mais forte, posso escrever muito livro bom nacional e novo aqui. FML Pepper realmente é uma grata surpresa no mundo dos romances sobrenaturais. Conhece?

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li nada dela, mas já tinha ouvido falar muito da autora. Se não me engano vai sair pela Valentina, mas vou procurar da uma lida. Obrigada pela dica.

      Excluir
  3. Nós realmente temos ótimos autores brasileiros, e nossos estudantes deveriam sim conhecerem eles. Mas o principal erro das escolas é quererem obrigar o aluno a ler os grandes clássicos logo de primeira, sem antes desenvolver o habito de ler nesses estudantes.
    Hj eu só gosto de ler Machado de Assis, Aluísio de Azevedo, Carlos Drummond de Andrade, porque anteriormente meu gosto por leitura foi atiçado por Código da Vinci, Percy Jackson e, principalmente, Harry Potter.
    Isso que eu gostaria que as escolas públicas percebessem (tenho uns primos que estudam numa particular e lá eles já fazem isso), que primeiro devesse fazer do aluno um leitor e depois um leitor de clássicos nacionais.

    Espero não ter me prologando muito. Abraços...

    http://newworldbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. A escola muitas vezes impõe esse tipo de leitura sem o aluno estar preparado. Quantas pessoas não leram esses livros por influência de outros? A escola tem que começar a mudar um pouco a sua metodologia.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...