[Pequenas Impressões] Resenha: Os Dentes da Noite

by 13:32 0 comentários
Coleção: Medo
Autor: Caio Riter
Editora: Edelbra
Ano: 2013
Paginas: 139
Faixa etária: a partir dos 15 anos

Sinopse:
Vampiros são seres das trevas, sugadores de sangue humano, almas perdidas entre a vida e a morte que povoam o imaginário nas mais diferentes culturas. Homens e mulheres sem reflexo no espelho, criaturas que fogem da luz solar, que se escondem nos subterrâneos, nos porões. Isentos de compaixão, matam suas vítimas retirando-lhes até a última gota de sangue.

Após a separação dos pais de Maria a sua mãe resolveu fazer uma viajem com ela para espairecer. Já que havia se separado recentemente e o marido já estava saindo com outra. Mas o que seria apenas uma viajem de mãe filha revelou outras aventuras não tão boas.
O destino foi à Itália, mas precisamente para Vicenza uma cidadezinha rústica e pacata e que esconde um grande mistério. Logo no começo da viajem quando esperava para embarcar ela encontra um garoto bonitinho, mas estranho. Que não parava de lhe observar. Para a sua mãe era só mais um rapaz apaixonado, mas para Maria aquilo a estava incomodando. Ao partirem ficaram sentadas perto da poltrona do garoto que se chama Caim Sexto. Ele não parava de reparar em Maria.
Após posarem ele se ofereceu para racharem um táxi já que ele as escutou falando que iriam para Vicenza e era sua mesma rota. E para a infelicidade de Maria a mãe aceitou, pois achava aquela situação engraçada.
No caminho ele contou o porquê dele estar indo para aquela cidade. Maria ficou chocada, já que o menino estava à procura do pai que nunca conheceu. Maria e a mãe desceram e Caim seguiu seu trajeto, mas antes de partir disse que queria reencontra-la no dia seguinte e lhe deu o enderenço de onde estava.
O dia seguinte chegou e ele nunca apareceu preocupada foi atrás do tal enderenço e a partir dai que a historia desenrola, pois a Maria se encontra com Caim e seu suporto pai Lázaro Palladio um homem sedutor e cheio de charme. Ela ficou para o jantar e se encantava cada vez mais. As visitas ficaram diárias a casa de Lázaro e quando chegou o ultimo dia de sua estadia na cidade ela vai a casa se despedir de Caim e somente Lázaro está. Ela não quer ficar, mas algo mais forte a chama e quando ela se depara já está sozinha com ele na sala. Em um momento de estremo fantasia ele chega tão perto que ela pensa em beija-lo com todo fervor, mas ele na verdade a morde no pescoço o que lhe tira do transe e algo abala seu sistema nervoso no qual ela perambula pela casa pedindo socorro e ninguém aparece e a única solução foi correr para a rua.
Sim ela acaba parando no hospital e vendo marcas no pescoço que só ela podia ver. Ela voltou para a cidade e sabia quem procurar Sua amiga Marta que era fascinada por vampiros e também era uma caçadora e ela não sabia.
"(...) eu queria era sair correndo até a casa de Lázaro e dizer que, se ele pedisse para eu ficar, eu ficava. Porém, claro que não fiz isso. Não fiz. Isso não. Talvez, você, que lê estas minhas palavras, julgue que eu tive culpa. E eu tive mesmo. Mas não uma culpa total. Acho que me deixei levar. Ou que fui levada pela sedução do Lázaro a fazer o que fiz. Na verdade, se existe um culpado, talvez seja mesmo o Lázaro. Não tenho muita clareza. Acho que sim. Mas ele tentou. Quis reverter tudo. Porém, aquele desgraçado surgiu e acabou de vez com essa possibilidade."(pág. 31)
Ao decorrer do livro podemos acompanhar a trajetória de sua transformação e os obstáculos que ela tem que passar para tentar arranjar uma solução antes que a transformação se complete e várias descobertas são feitas não só na vida de Maria, mas na de Sexto e de Marta.
Primeiro fiquei intrigada por ser um livro brasileiro e de vampiros *-*. O autor Caio Riter soube criar muito bem uma vampira brasileira sem sair do tradicional resgatando as antigas origens. No livro ele também cita autores como Anne Rice e Bram Stocker que são clássicos em relação aos vampiros, mas também não foge de nossa atualidade.
De primeira impressão eu achei que não ia gostar, mas só de ler a orelha já me deixou cheia de pontos de interrogação e sim eu tinha que devora-lo o mais rápido possível. Os capítulos são como se fossem diários e depois vem a narrativa em questão e o que é legal é que da aquele contraste de antes e depois e as vezes o depois e o antes parece muito louco, mas eu achei muito legal e autentico. As ilustrações são lindas e combinaram bastante com história por serem bem mórbidas.




E logo no finalzinho vem um Arquivo Secreto dos Vampiros onde resgata um pouco da cultura de alguns povos em relação ao ser em questão e algumas dicas de filmes os quais eu já assisti quase todos. Além do final ser devastador sabe aquele gostinho de quero mais e você vira a folha e não tem mais nada? Pois é, foi assim que ele me deixou.
Filmes citados:
- Garotos Perdidos (1987)
- Drácula de Bram Stoker (1992)
- Entrevista com um Vampiro (1994)
- Um drink no inferno (1996)
- A hora do espanto (2011)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...