[Resenha] Eleanor & Park

by 05:30 4 comentários
Autor: Raimbow Rowell
Editora:Novo Século
Ano: 2013
Paginas: 328
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Sabe aquele romance que te toca bem no fundo do coração? Eleanor & Park é esse tipo de romance.
Ele é tão fofo, tão bobo, tão lindo que não sosseguei emquanto não terminei de ler.
Ele é feito tanto para aqueles que já souberam o que é ter o primeiro amor, quanto para aqueles que um dia ainda irão descobrir.
Ele nos mostra o que é estar apaixonado de verdade. Não, apaixonado não. Ele nos mostra o que é amar de verdade.
Claro que nem tudo são flores no relacionamento deles. Ambos vivem em situações (e famílias) completamente diferentes. Park é filho de uma coreana, tem um irmão mais novo, percebe-se que é uma família que se ama muito (você vê isso quando Park descreve a relação dos pais). É engraçado ver eles reunidos.
Já Eleanor possui cinco irmãos, que tentam se apoiar ao máximo que podem, principalmente quando a mãe está em apuros. Seus pais são separados, então eles moram com a mãe e o padrasto, sendo que este ultimo não é flor que se cheire.
Além do padrasto abusivo, Eleanor ainda enfrenta alguns problemas com algumas garotas na escola.
Em meio ao caos Eleanor conhece Park, se estranhando no começo. Park apesar de achar aquela ruivona estranha começa a emprestar seus gibis favoritos e compartilhar seu gosto musical com ela.  Todo o relacionamento deles começa dentro do ônibus escolar. Vemos como a história deles se desenrola, o que começa sendo apenas uma amizade sem compromisso, acaba se tornando um amor onde um não pode viver sem o outro.
“Sempre que via Eleanor, ele não conseguia mais pensar em se afastar. Não conseguia pensar em mais nada.A não ser tocá-la.
A não ser fazer qualquer coisa que pudesse ou tivesse de fazer para vê-la feliz” (p. 94)
E tudo isso sem ser um romance meloso, cheio de açúcar. Ele é fofo, engraçado e lindo demais.
Indico sem medo.
A capa tá linda e tem tudo a ver com a história.
Aproveitem a leitura.
“Ela olhou para Park. Dentro dos olhos verdes dele Você salvou minha vida, ela tentou dizer.  Não para sempre, não definitivamente. Provavelmente, só por certo tempo. Mas salvou minha vida, e agora eu sou sua. O que sou agora é seu. Para sempre” (p. 311). 

4 comentários:

  1. Eu to louca pra ler esse livro depois do boom do lançamento. Todo mundo gostou, todo mundo comenta super bem e eu só na curiosidade. O outro da autora eu também quero ler, espero gostar dos dois. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei com medo de ler justamente por isso Denise, porque todo mundo tinha gostado e fiquei com receio de ter muitas expectativas. Mais ele é muito fofo, lindo, cativante, triste. Uma mistura de emoções. Fangirl já esta comprado, só esperando chegar. Beijos.

      Excluir
  2. Ai que amor!
    Gosto de mesclar livros leves, afinal sou claramente tendenciosa com fantasia e sobrenatural. rs
    Vou comprar pra ler.
    bjs flores,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também Fê. Amo romances, principalmente se forem de época. Mais vale a pena a leitura. Beijos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...