[Pequenas Impressões] Resenha: O espelho das diferenças

by 12:36 4 comentários
Autor: Fábio Gai Pereira
Editora: Adelbra
Ano: 2014
Paginas: 29
Faixa etária: 5 a 9 anos

Sinopse:

João Leonardo era um menino perguntador. Se tinha uma dúvida, perguntava mesmo. E a história do ovo deu pano pra manga. Cresceu, deu cria na cabeça do João e levou-o a muitas outras perguntas, que trouxeram mais dúvidas, que viraram outras tantas perguntas para as quais ele foi buscar as respostas. A história de João Leonardo é um estímulo para reflexões de natureza filosófica e dá conta de uma necessidade que as crianças também têm: refletir para resolver seus problemas.
 João Leonardo é uma garotinho de 8 anos curioso como qualquer outra criança, mas por uma simples dúvida ele praticamente deixa todo mundo curioso. Não só o próprio, como o leitor.
A questão do livro é O Ovo e a partir dai se dita o titulo do livro: O espelho das diferenças.
João queria saber por que os ovos são ovos? E se todo ovo era igual? E onde já se viu ovo ser igual ao outro se animais diferentes botam ovos?
“- Esses ovos são diferentes. O tamanho deles. Não é o mesmo. E a cor dessa pelezinha que cobre a gema. Uma pelezinha é diferente da outra. Então, se um ovo não é igual ao outro ovo, como é que a gente chama os dois de “ovo”? Como duas coisas diferentes podem ser iguais?”. (pág. 5)
Achei as perguntas do garoto muito capciosas para sua idade e simplesmente me intrigou. Eu li o livro para o meu filho de seis anos que ficou altamente curioso (o que é normal).
Eu como mãe também fiquei (rsrsrs) o mais interessante do livro é que a discussão não gira só em torno do ovo, mas da ciência quando a professora do João lhe mostra os estados físicos com o ovo. Que no caso da clara: quando o ovo está cru, ela é liquida e quando está cozido, é solida.
“Foram muitas maneiras diferentes de ver o ovo. Cru, cozido com casca, cozido sem casca e até ovo cru sem casca. Mas todos esses ovos continuavam sendo chamados do mesmo jeito: ovo.” (pág. 19)
Outra coisa que achei interessante foi à comparação com os humanos. Todos somos humanos, mas também somos diferentes.
“Ora, somos humanos porque temos ideias. Mas também somos diferentes porque temos ideias diferentes”. (pág. 26)
P.S: O autor soube gerar uma discussão saudável e eu adorei. O tema é muito sugestivo e pode ir além do ovo. A criação fica entretida não só nas imagens e sim na história.
Sendo contada com entusiasmo e com interação não só a criança se envolve como o adulto também.
P.S²: As ilustrações feitas pela Martina Schreiner são maravilhosas, com cores vivas que ajudam a prender a criança a leitura.


4 comentários:

  1. Respostas
    1. Realmente ele é Suzana! É ótimo para ler com as crianças. Obg pela visita.

      Excluir
  2. Oie!! Nossa gostei muito da ideia desse livro e sem dúvida as lições vão além do que está escrito.
    Gostei muito e já estou colocando na lista para dar a minha afilhada.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna que bom poder contribuir para essa lista. Nesta coluna estará disponível varias resenhas relacionada as crianças e adolescentes.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...