[Dicas Literárias] Livros de Verão

by 07:56 2 comentários
Época de ferias, é um período muito bom para se tentar colocar a leitura em dia. Também é época de sol, verão, descanso e praia.
Por esse motivo, resolvemos listar livros que tem como tema O Verão.

Titulo: Cem verões
Autor: Beatriz Williams
Editora: Rocco/ Fabrica 231
Ano: 2015
Páginas: 384

Ambientando na elegante Seaview, em Rhode Island, destino de veraneio favorito dos abastados da costa leste americana, na década de 1930, Cem verões acompanha a conturbada história de dois jovens casais de namorados que se reencontram numa temporada de verão sete anos depois de um afastamento brusco. Com uma bela reconstituição histórica que capta com perfeição a idílica atmosfera do verão pós-crise de 1929, o romance conta uma delicada história sobre amizade, amor, traição e tradições familiares em que feridas mal cicatrizadas vão aos poucos revelando antigos segredos capazes de alterar os rumos do presente. 

Titulo: Ah, o verão!
Autor: Fernanda Belém
Editora: Valentina
Ano: 2014
Páginas: 256

Uhuuu! Enfim, férias! Camila (ou Mila para os íntimos) estava preparada para curtir com as amigas o verão carioca. Festinhas, clube, praia, noitadas, churrascos... ufa! E Mila também não queria perder a oportunidade de se aproximar e conhecer melhor Rafael, o menino com quem tanto sonhava. Mas como na vida nem tudo são flores, a mãe de Camila já havia bolado outra ideia para o mês de janeiro: viajar. O destino? Búzios.
Além de não poder colocar em prática o plano arquitetado para conquistar o coração do Rafa, Mila também teria de conviver com Juliana, uma menina que era o oposto de todas as amigas do seu grupo. Arrasada, partiu para Búzios (fazer o quê?) acreditando que aquelas férias seriam as piores da sua vida. Ela só não imaginava que...
Que onda aquele verão reservava para ela? Novas amizades, calor, praia, gargalhadas, micos homéricos e muitos, muitos frios na barriga e arrepios no pescoço. Quem nunca viveu um amor de verão descobrirá com a Camila como é passar por essa experiência que dá uma vontade danada de viver de férias para sempre. Quem sabe como é, com certeza terá um prazer enorme em relembrar aquele pôr-do-sol e as noites estreladas de um verão inesquecível.
Três amigas, dois corações apaixonados e um romance inesquecível. Ah, o verão promete!

Titulo: Um verão inesquecível
Autor: Mary Balogh
Editora: ASA
Ano: 2012
Páginas: 368

Kit Butler é um dos mais afamados solteirões de Londres, casar é a última coisa que lhe passa pela cabeça. Mas a sua família tem outros planos. Para contrariar o casamento que o pai lhe arranjou, Kit precisa encontrar uma noiva... e depressa. Entra em cena Miss Lauren Edgeworth. Lauren foi abandonada em pleno altar pelo seu noivo, Neville Wyatt. Destroçada, decide que não voltará a passar pelo mesma situação: nunca casará. O encontro entre estas duas forças da natureza é tão intenso como uma tempestade de verão... e ambos engendram um plano secreto. Lauren concorda alinhar na farsa em troca de um verão recheado de paixão e aventura. No final, ela romperá o noivado - o que afastará possíveis pretendentes - deixando-os a ambos livres. Tudo corre na perfeição, até que Kit faz o impensável: apaixona-se por Lauren. E um verão já não é suficiente para ele. Mas o tempo não para e Kit sabe que terá de apelar a mais do que as suas vulgares armas de sedução para conseguir convencer Lauren a entregar-lhe o seu coração... na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, para o resto das suas vidas.

Titulo: Um certo verão
Autor: David Baldacci
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Páginas: 271

Diagnosticado com uma doença terminal, Jack passa seus últimos dias se despedindo da esposa Lizzie e de seus três filhos.
Inesperadamente, uma nova tragédia se abate sobre a família: Lizzie sofre um acidente de carro e morre. Com isso, as crianças são obrigadas a morar com outros parentes.
Quando tudo parecia perdido, Jack se cura e reencontra seus filhos. Num verão inesquecível, ele luta para reconstruir a família e reaprende a amar.




Titulo: Um certo verão
Autor: David Baldacci
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Páginas: 184

Colby Cavendish, uma ex-nerd, decide mudar radicalmente sua própria imagem. Está ansiosa por participar de festas descoladas com a turma da praia e, se tudo der certo, ficar com o cara mais gostoso da escola, Levi Bonham. Mas seus planos vão por água abaixo quando seus pais a mandam passar férias forçadas na Grécia com sua tia. Presa em uma ilha sem shoppings e sem sinal de celular, ela teme ser rapidamente esquecida por seus amigos. Mas eis que conhece Yanni, um deus grego, e tudo muda. Colby acaba confusa e tudo indica que aquele sentimento será mais que uma simples paixonite de verão..


Titulo: Aquele Verão
Autor: Sarah Dessen
Editora: ID
Ano: 2014
Páginas: 184

Há muita coisa acontecendo na vida de Haven... Primeiro, o casamento do pai com Lorna Queen, a “Mulherzinha do Tempo” da televisão local. Depois, o casamento da irmã Ashley com o chato Lewis Warsher, que não parece combinar com Ashley de jeito algum. Haven também não consegue ignorar o fato de ter quase um metro e oitenta e cinco de altura e ainda continuar crescendo. Ela mal consegue ver quem ela é agora ou onde ela pode se ajustar.
Então, o antigo namorado de Ashley, Sumner Lee, aparece e reacende as lembranças de Haven do verão quando seus pais eram felizes, a irmã era descolada e despreocupada, e tudo era perfeito... ou pelo menos assim parecia.

Titulo: Travessia de verão
Autor: Truman Capote
Editora: Alfaguara
Ano: 2006
Páginas: 141

Esse relato de Truman Capote sobre amor e juventude perdida se entrelaça à fantástica história por trás do original deste livro - perdido e só reencontrado em 2004.
Ambientado em Nova York, logo após a Segunda Guerra Mundial, conta a história de uma jovem despreocupada, filha de pais ricos que a deixam sozinha em sua cobertura na Quinta Avenida durante o verão.
Sem ninguém para vigiá-la, ela deixa que o caso de amor secreto que estava tendo com um jovem judeu, atendente num estacionamento de automóveis, venha à tona. O romance aos poucos se torna mais sério e moralmente ambíguo, até que a jovem toma uma decisão que afetará para sempre sua vida e a de todos à sua volta.

Titulo: Fim de verão
Autor: Joyce Maynard
Editora: Rocco
Ano: 2010
Páginas: 224

O verão de 1987 está chegando ao fim. Faltam poucos dias para o reinício das aulas, logo depois do feriado do Dia do Trabalho. Henry não está muito animado com a perspectiva de retornar à escola. Sem amigos e sem talento para qualquer esporte, voltar às aulas significa apenas uma forma de sair um pouco de casa. A vida de Henry aos 13 anos resume-se a ver televisão, pensar nas garotas do colégio e fazer companhia para a mãe, uma ex-dançarina que desde a separação parece ter perdido todo o ânimo de viver. Mas, surpreendentemente, a rotina monótona e solitária dos dois jamais será a mesma após uma ida ao supermercado naquela véspera de feriado. No celebrado Fim de verão, a escritora e jornalista norte-americana Joyce Maynard acompanha a trajetória de Henry, numa mistura bem dosada de romance de formação e memórias.
Obs.: Existe um filme inspirado nesse livro, chamado "O refém da paixão", estrelado por Kate Winslet, Gattlin Griffith e Josh Brolin.

Titulo: O verão perigoso
Autor: Ernest Hemingway
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2014
Páginas: 265

Em 1959, Ernest Hemingway retornou à Espanha, “o país que mais amo além do meu”. Contatado pela revista Life para escrever um artigo curto sobre touradas, tornou-se de novo tão absorvido pelo tema que já o inspirara, décadas antes, a inscrever a obra-prima que é Morte ao entardecer, que acabou redigindo o original do livro. Seria o último empreendimento literário de sua vida.
O verão perigoso é a crônica sensacional temporada que se desenvolveu nas arenas espanholas naquele ano, inflamada pela rivalidade quase mítica de dois matadores, Antonio Ordoñez (cujo pai Hemingway retratara no clássico acima referido) e Luis Miguel Dominguín – dois cunhados, ambos equiparados em habilidade e carisma.
O verão perigoso é quintessência de Hemingway: uma obra não ficcional que é, ao mesmo tempo, impressionante realização literária e um complexo auto-retrato do mestre americano.

Titulo: Modelo de Verão
Autor: Paulina Porizkova
Editora: Galera Record
Ano: 2009
Páginas: 420

Jirina é uma adolescente solitária de origem tcheca, que, aos 15 anos, consegue o que muitas meninas desejam - uma chance de iniciar a carreira de modelo. Com o convite de uma agência na mão e alguns trocados no bolso, ela se muda durante o verão para Paris. Em meio ao movimento new wave e em uma era de supermodelos no auge de suas carreiras, Jirina se deixa levar pelas loucuras e transgressões dos anos 1980.
A ex-top model Paulina Porizkova empresta à Jirina sua voz e experiência no mundo da moda.


Titulo: Antes, o verão
Autor: Carlos Heitor Cony
Editora: Alfaguara
Ano: 2007
Páginas: 200

Antes, o Verão, agora na 9ª edição, é considerado um dos livros mais marcantes e líricos de Carlos Heitor Cony. Conta a história de um homem na faixa dos 40 anos que constrói uma bela casa de frente para o mar, em Cabo Frio, litoral do Rio de Janeiro, para morar com a mulher, Maria Clara, e os filhos.
Bem-sucedido nos negócios, Luís é um homem que se julga independente e que escapou da influência do poderoso sogro, um empresário que desaprovara a união com Maria Clara. E a construção da nova casa parecia refletir o auge de sua vida profissional e pessoal. Já instalados em Cabo Frio, Luís e Maria Clara amam-se como nos tempos de recém-casados.
Mas nem tudo corre como planejado. Construída em local desabrigado, praticamente deserto, a casa não resiste aos ventos da região, que carregam areia e minúsculos grãos de sal para todos os cômodos. Assim como a casa, seu casamento também começa a ruir.
Na opinião de Otto Maria Carpeaux, Antes, o Verão, publicado em 1964, alçou Cony ao patamar de autores como Sartre, Beckett e Moravia. Chegou a ser adaptado para o cinema em 1968, com Norma Bengell e Jardel Filho nos papéis principais.

Titulo: Vintes Garotos no verão
Autor: Sarah Ockler
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 288

Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que vocêaprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá).
As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.

Titulo: Histórias brasileiras de verão
Autor: Luis Fernando Veríssimo
Editora: Objetiva
Ano: 1999
Páginas: 279

Verissimo atravessa o terreno pantanoso de nossas famílias e desvenda seus mistérios. A classe média vai ao paraíso. As férias de sol, sal e chuva. As grandes paixões. Vez em quando, dá também uma passada pelo inferno. As infidelidades, os segredos inconfessáveis. São retratos divertidos, flagrados entre as quatro paredes do Brasil: manhas e manias da sociedade brasileira.

2 comentários:

  1. Oi
    Bem bacana as indicações. Ainda não li nenhum dos livros, mas alguns já estão na minha listinha de desejados. Fiz um post indicando livros para o verão também, ficaria feliz se o lesse ;)
    Respondendo a perguntinha que deixou no blog: O livro (Do outro lado do muro) é escrito enquanto eles são crianças, mas quem conta é ela adulta então temos algumas mudanças entre fase adulta/fase criança.
    Um grande beijo

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não li ainda nenhum desses, e esse foi um dos motivos pra mesclar com livros conhecidos e uns não tão famosos. Vou já lá dá uma passadinha. Deve ser legal e angustiante acompanhar essa fase deles.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...