[Resenha] Prince of Thorns

by 06:55 4 comentários
Autor: Mark Lawrence
Titulo: Prince of Thorns #1
Ano: 2013
Editora: Darkside
Páginas: 360

Prince of Thorns - Tem início a Trilogia dos Espinhos: Ainda criança, o príncipe Honório Jorg Ancrath testemunhou o brutal assassinato da Rainha mãe e de o seu irmão caçula, William. Jorg não conseguiu defender sua família, nem tampouco fugir do horror. Jogado à sorte num arbusto de roseira-brava, ele permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente sua pele, e sua alma. O príncipe dos espinhos se vê, então, obrigado a amadurecer para saciar o seu desejo de vingança e poder. Vagando pelas estradas do Império Destruído, Jorg Ancrath lidera uma irmandade de assassinos, e sua única intenção é vencer o jogo. O jogo que os espinhos lhe ensinaram

Sinceramente, ainda não sei o que dizer esse livro. Não tenho palavras pra escrever as sensações que senti ao ler. Teve horas que gostei, teve horas que odiei. Diversas vezes me peguei xingando Jorg, mas teve horas que fiquei admirada com a força do personagem.
Prince of Thorns é uma historia focada principalmente em vingança. Jorg, o príncipe herdeiro do trono de Ancrath, ver de perto a morte da mãe e do irmão mais novo. Sendo jogado em um arbusto de roseira-brava, Jorg utiliza a dor que sentiu para cumprir seu projeto de vingança contra o assassino de sua família.
"Água! Água". É sempre o que os moribundos querem. Estranho. O que me dá sede é matar." (p. 11)
O que era para ser uma jornada que se resumia em vingança, acaba se tornando mais do que isso, afinal, é uma guerra centenária e uma disputa pelo trono do império.
Então vemos muitas conspirações, e quem deveria estar do seu lado parece não estar. Amigos se tornam cada vez mais amigos, nem que para isso venha acompanhado de muito sangue e palavrões.
E se preparem, é um livro sanguinário, os Irmãos (assim que são chamados os companheiros de Jorg), não tem pena de tirar uma vida, principalmente se for em beneficio próprio.
Se você não tem problemas com palavrões, então se prepare para vê-los muitas vezes no livro, assim como algumas cenas de estupro.
"Os espinhos me ensinaram o jogo. Fizeram-me entender o que todos esses homens sérios e carrancundos que lutaram na Guerra Centenária ainda precisam aprende. Você só pode vencer o jogo quando entende que se trata de um jogo. Deixe um homem jogar xadrez e diga a ele que todos os peões são seus amigos. Diga que ambos os bispos são santos. Faça-o lembrar de dias felizes a sombra das torres. Deixe-o amar sua rainha. Veja-o perder tudo". (p. 33-34)
Muitas coisas me surpreenderam nesse livro. Em primeiro lugar, me pegava muitas vezes me perguntando se Jorg realmente tinha 14 anos. O garoto nos mostra ter uma maturidade incrível pra sua idade, assim como um desejo de morte e assassinato. Como muitas vezes foi dito, ele presenciou coisas que nenhuma criança deveria ver, e isso acabou moldando quem ele é.
Em segundo lugar, o mundo que Mark Lawrence cria é fantástico e louco ao mesmo tempo. Alem da guerra, ele nos traz vários elementos de fantasia. Vemos bruxos, necromantes, fantasmas, os mortos e leucrotas.
Em terceiro lugar, a importância que o personagem da para os livros. Jorg não vive sem um, e antes de tomar qualquer decisão, procura sempre consultar os livros. Ele da muita importância a livros bem feitos, assim como gosta muito dos livros de filosofia.
Em quarto lugar, a escrita do autor. Ele escreve de uma forma envolvente, desde a primeira vez que eu comecei a ler, não queria largar, levava o livro pra tudo que era lado.
Contudo, teve horas que me perdi na historia, não sabia o que acontecia, isso porque Lawrence joga uma avalanche de informações e você tem que tomar cuidado pra não se perder. Teve horas que achava a vingança de Jorg sem sentindo, que não precisava daquele banho de sangue, mas ai que se chega no final da historia e você realmente começa a entender tudo, mesmo que tenha sido uma viagem muito louca. E outra, Jorg é um dos caras mais sortudos que eu conheço.
Sem palavras para descrever o trabalho gráfico desse livro, o pessoal da Darksidebooks esta de parabéns, ainda mais que o livro é de capa dura (amor define o que eu sinto por esse tipo de livros). Tem um mapa bem no começo do livro, as citações que falam de cada personagem também.
Enfim, espero ter conseguido definir um pouco o que eu senti. Leiam, leiam e leiam.
"É o que sou. Se você quer desculpas, venha buscá-las". (p. 355) 

4 comentários:

  1. Adorei a resenha!

    Já li algumas resenhas desse livro e gostei do que li, parece um livro muito interessante, me lembrou um pouco "Game of thrones", bom, fiquei curioso pra ler, quem sabe um dia, né? rsrs

    Parabéns pela resenha!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não parei muito pra pensar nessa comparação com Games of Thrones, talvez por causa do banho de sangue e a disputa do trono, mas a historia é interessante sim, vale a pena confeirir.

      Excluir
  2. Uau que resenha!
    Eu já conhecia de vista esse livro passando na livraria mas nunca imaginei que ele tinha tanta intriga e assassinato como você falou, por ser sobre um menino de 14 anos.
    http://coisasdemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o menino, que nem parece ser um menino, é o protagonista. Jorg teve os seus motivos, ele poderia ter ficado sentado e esperado que outros tomassem as devidas providências, mas não, ele foi a luta, a guerra, e não condeno os seus motivos, ainda mais com um pai como aquele

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...