by 08:05 0 comentários
Os livros são apaixonantes, podem te levar a qualquer lugar. Nus fazem rir, chorar, ficar com raiva, e nos dão aquele gostinho de quero mais. Por isso resolvi selecionar uma lista de livros que mostram a importância e o poder que a leitura pode oferecer. Se alguém quiser adicionar algum, fique a vontade:

1 A menina que roubava livros - Markus Zuzak


O livrou que acabou de virando filme, e conta a história de Liesel, que consegue driblar a morte, e onde acaba se tornando uma ladra de livros. A história se passa na Segunda Guerra Mundial


"Uma ideia bonita:
Uma, roubava livros.
O outro, roubava o céu"

"Claramente, eu vi. 
Estava prestes a ir embora, quando a encontrei ajoelhada. 
Uma cordilheira de escombros fora escrita, desenhada, erigida à sua volta. 
Ela estava agarrada a um livro" (p. 11)

"Fitando as letras da capa e tocando o texto impresso na parte interna, ela não fazia a menor idéia do que o livro dizia. A questão é que o assunto do livro não tinha mesmo importância. O mais importante era o que ele significava".

2 O livro: um encontro - Lygia Bojunga

É uma obra que transmite as as emoções íntimas que a escritora sentiu ao entrar em contato com os livros

"Pra mim, livro é vida; desde que eu era muito pequenaos livros me deram casa e comida.Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo;em pé, fazia parede; deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado"

"De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras".





3 A menina que não sabia ler - John Harding


A pequena Florence é criada pelo seu tutor e tio. Em umas das suas andanças pelos corredores da mansão aonde morava encontra uma biblioteca. mesmo sem saber ler, começa a visitar o lugar em segredo, com medo de que fosse descoberta e proibida de frequenta-la.


"[...] e um dia estávamos brincando de esconde-esconde quando abri uma porta estranha, uma que até então sempre estivera trancada — ou assim pensava eu[...]. A brincadeira foi logo esquecida; fui de prateleira em prateleira, pegando um livro atrás do outro, espirrando com a poeira ao abrir cada um deles. E claro que eu não sabia ler, mas por algum motivo isso me deixava ainda mais maravilhada"

"Dessa maneira, absorvi o Declínio e queda, de Gibbon, os romances de Sir Walter Scott, Jane Austen, Dickens, Trollope, George Eliot, a poesia de Longfellow, Whitman, Keats, Wordsworth e Coleridge, as histórias de Edgar Allan Poe, estavam todos lá. Mas um autor destacou-se entre todos. Shakespeare, é claro. Comecei com Romeu e Julieta, passei para as histórias e logo consumi rapidamente o resto. Chorei pelo rei Lear, fiquei com medo de Otelo e aterrorizada com Macbeth; Hamlet, simplesmente adorei.
Os sonetos emocionaram-me".

4 O nome da rosa - Umberto Eco

Livro que também virou filme, conta a história de uma série se assassinatos que ocorrem em um mosteiro, que estavam sendo investigados por  um frade e um noviço. A obra se passa na Idade Média e podemos observar o quanto a igreja manipulava e tinha o controle sobre a leitura, assim como a biblioteca que pertencia no mosteiro.

"Porque esta é uma história de livros, não de misérias quotidianas [...]" (p. 4)

"Só o bibliotecário, além de saber, tem o  direito de se mover no labirinto dos livros, só ele sabe onde encontrá-los e onde repô-los, só ele é responsável pela sua conservação [...] só o bibliotecário sabe, pela colocação do volume, pelo grau da sua inacessibilidade, que tipo de segredos, de verdades ou de mentiras o volume encerra. Só ele decide como, quando e se o fornece ao monge que faz a sua requisição, por vezes depois de me ter consultado [...]" (p. 25)

5 Trono de vidro - Sarah J. Mass

A história conta sobre Celaena Sardothien, a assassina mais temida de Ardalan, e que estava presa nas minas de sal de Endovier, de onde foi solta para se tornar a nova Assassina do Rei (um dos seus maiores inimigos).

"Celaena ainda sentia o cheiro das queimada que se alastraram durante seu oitavo e nono anos de vida. O  cheiro de livros queimando, repletos de conhecimento antigo, insubstitivel p. 39

"Cealena entrou, pôde ver os calendrabos e o chão preto e branco de marmore, grandes mesas de mogno com cadeiras de veludo vermelho, uma fogueira fraca, mezaninos, pontes, escadas, corrimões e livros...livros, livros e mais livros" (p. 60)

"Ora, como ele estava errado! Bibliotecas estavam cheias de idéias. Talvez as mais perigosas e poderosas armas" (p. 61)

"A maior parte dos nossos livros foi queimada cinco anos atrás, quando Adarlan marchou sobre a nossa terra. Não fez alguma diferença se os livros eram sobre magia [...]" (p. 102) 

6 A biblioteca mágica de Bibbi Bokken

Em A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, o grande herói é o livro e sua história, numa trama cheia de suspense e aventura. O livro conta a história de dois primos, Berit e Nils, que depois de passar as férias juntos, decidem comprar um livro de cartas para se comunicar, onde escrevem o que sentem e fazem. onde acabam descobrindo uma biblioteca mágica, e muitas outras coisas.


"Mas o mais estranho aconteceu quando fui pagar o livro. Ela chegou perto de mim e perguntou se não podia dar uma pequena contribuição. Eu não sabia o que responder, mas ela ficou me olhando com um olhar tão esquisito que eu simplesmente não consegui dizer não. Não sei como descrever a expressão dos seus olhos, mas tive a sensação de que ela estava me lendo por dentro como um livro aberto. A única coisa que consegui fazer foi aceitar a moeda de dez coroas e dizer: "Muito obrigado".

"Mas ao mesmo tempo eu sabia que a cada vez que eu abrisse um livro, eu veria um pedacinho desse céu. Sempre que lesse uma frase, saberia um pouco mais do que antes. E tudo o que leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também. Por um momento, eu contemplei o fantástico, o mágico mundo dos livros.”

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...