[Resenha] A culpa é das estrelas

by 17:56 2 comentários

Autor: Jhon Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Ano: 2012


A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Vinha adiando a leitura do livro a algum tempo. Não sei se pelo assunto ou porque não é um dos meus estilos preferidos (tenho guardado desde dezembro do ano passado). Pois bem, A culpa é das estrelas me surpreendeu. A linguagem feita por John Green é ótima, rápida, fácil de ler, engraçada.  O tema sobre o câncer não é mostrado de uma forma pesada, mais chega a ser um humor negro.
Hazel Grace e Augustus Waters são duas pessoas que tem câncer e se conhecem no grupo de apoio no qual a Hazel frequenta. Para ela, o cara gato que frequenta o grupo e fica a encarando frequentemente.

“Na boa, vou logo dizendo: ele era um gato. Se um cara que não é gato encara você sem parar, isso é, na melhor das hipóteses, esquisito, e na pior, algum tipo de assédio. Mas se é um caro gato... na boa...” (p. 16).

No decorrer do livro, vemos como vai se desenvolvendo o relacionamento deles e as dificuldades que cada um passa. O Augustus é um fofo, engraçado, gato e sem um pingo de modéstia. A forma como ele conquista a Hazel e como ele trata o câncer é lindo
Um dos personagens que mais gosto, além dos dois claro, é o Issac, o melhor amigo do Gus (nome pelo qual o Augustus é conhecido). E o cara é um lutador, passar o que ele passou com um bom humor não deve ter sido fácil (claro, que o Gus deve ter ajudado muito).
Muitas pessoas se emocionaram com a história, e admito sim, ela é emocionante. A coisa que mais marcou foi como as pessoas que tem câncer lutam, sempre vejo que algumas pessoas que tem alguma deficiência ou alguma doença degenerativa lutam como ninguém, e as vezes reclamam muito menos do que a gente que não tem problema nenhum. Vivem a vida intensamente, cada dia intensamente, lutam para alcançarem seus objetivos, sonhos, esperanças.
Desculpem se a resenha não parecer boa (ou pequena demais), mais não dá para descrever em palavras o que eu senti ao ler esse livro. Não pensei que fosse me emocionar tanto (ainda mais depois que vi o trailer depois de ler o livro). Agora me resta esperar o filme e ler o livro que contém a biografia da Esther, “A estrela que nunca vai se apagar”.

“Mas, Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você de me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso” (p. 235).

2 comentários:

  1. Li o livro e faço jus a resenha, " A linguagem feita por John Green é ótima, rápida, fácil de ler, engraçada. O tema sobre o câncer não é mostrado de uma forma pesada, ..." A sua resenha esta ótima não tem como falar muito sem entregar todo o enredo da história (Spoiler).Para mim a história é bem real,eles procuram ser bem otimista ao momento presente, ou seja eles procuram fazer de um limão, uma limonada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Realmente me surpreendi com a escrita de Jonh Green, espero que todos os outros livros dele sejam dessa forma. Realmente a historia é real demais, deu aquele gostinho amargo no final, mais tudo bem. Amei esse lado otimista dos personagens, me fez refletir em muitas coisas da vida.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...