[Resenha] O Mago de Camelot - A saga de Merlin para coroar um Dragão

by 10:29 0 comentários
Autor: Marcelo Hipólito
Editora: Novo Século
Ano: 2013
Páginas: 151

De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável, invejado e temido, Merlin, é levado a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e a guerra em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.

Posso dizer que é um livro surpreendente. Com uma história que te prende do inicio ao fim. Para quem gosta de uma trama que envolve mortes, guerras medievais, traição, druidas, magia e sangue, é um prato cheio.
Foi uma releitura mais que perfeita sobre a história do Rei Artur. todos os personagens que conhecemos da história original são encontrados nesse livro, mais somos apresentados a eles de uma forma completamente diferente, as suas características são diferentes, suas ações, a forma como se conheceram, contudo, a única coisa que não mudou foi o ódio de Morgana por Artur.
Não consegui ler o livro sem imaginá-lo sendo um filme. sou meio suspeita para falar porque sou apaixonada pela história do Rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda.
Na primeira é onde conhecemos um pouco sobre Nimue e o porque dela se chamada de A dama do lago, e onde ocorre a primeira visão sobre Merlin. Na segunda parte, duzentos anos depois, somos apresentados a Merlin, ladrão e filho de uma prostituta. Junto com seu irmão, Nennius, tem o destino selado devido ao roubarem a pessoa errada. devido a isso, são mandados para a prisão onde passam sete meses até serem tirados de lá por Blaise, um druida que inicialmente não tinha boas intenções para os jovens.
Tudo isso com o plano de fundo com uma guerra entre os britânicos e saxões, com direito a muito sangue.
Como forma de fortificar a fortaleza de Vortigern, era necessário um feitiço de sangue, por isso os dois irmãos. O que Blaise não previra era que a Natureza iria interferir. Ao tentar matar Merlin, a adaga acabou indo na direção de Nennius, e através de uma profecia vista no sangue do menino, o druida compreendeu qual seria o papel de Merlin no futuro da Britânia.
Deste modo, Blaise acabou ensinado tudo o que sabia para Merlin: encantamentos, porções, magias. Sendo o jovem capaz de superar o próprio mestre.
Com o passar dos anos, Blaise já tinha ensinado tudo o que podia e Merlin  precisava cumprir seu destino, por isso, de deslocaram até Tintagel para encontrar Uther e Aurelius, os filhos do antigo Rei Constatino, onde mais uma vez a Natureza interferiria. Uther se apaixonaria pela esposa do seu melhor amigo, e através de um feitiço de Merlin, acabaria dormindo com Igreine (esta achando que era o seu marido). Desse fruto proibido nasceria Artur, onde ficou aos cuidados de Gahmuret até completar sete anos.
Passado esse tempo, Merlin veio buscar o menino, onde foi treinado até a tenra idade de 17 anos, para que com a morte do pai, pudesse abdicar o trono e se tornar o novo Rei.
Artur foi um dos melhores reis que a Britânia conheceu. Criou faculdades, bibliotecas, se preocupava com seu povo e venceu inúmeras batalhas. em uma delas conheceu sua esposa, Guinevere.
Lancelot, que era um dos mercenários mais importantes da Europa, foi dado como um presente de Morgana a Artur, como forma de ajuda-lo a vencer a guerra. E deste modo foi selado o destino dos três.
É difícil resenhar esse livro sem contar muitos detalhes, PORQUE SÃO MUITOS DETALHES. 
A única coisa que me incomodou no livro foi a forma como os druidas tinham as suas visões: através do sangue e das entranhas de sua vitimas. 

"Blaise virou-se para partir- Adeus, meu querido aprendiz - despediu-se o druida sem interromper o passo. - Lembre-se do que lhe ensinei: nossos atos trazem dentro de si mesmos as sementes de nossa própria ruína." (p. 104)



A nossa maior felicidade é saber que esse livro é de um autor brasileiro. A capa é linda, a diagramação está impecável e não constatei erros de português.

Esse livro foi fruto da nossa parceria com o autor Marcelo Hipólito, que agradecemos por nos ter enviado essa belíssima obra. Espero que aproveitem a leitura.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...