[Resenha] O Reino das vozes que não se calam

by 04:33 2 comentários
Autor: Carolina Munhóz e Sophia Abrahão
Selo: Fantástica
Editora: Rocco
Ano:2014
Páginas: 285

Sinopse:

Em sua estreia na Rocco e marcando também a chegada do selo Fantástica, a escritora Carolina Munhóz, ganhadora do Prêmio Jovem Brasileiro por seu primeiro livro, A fada, apresenta O Reino das vozes que não se calam, escrito em parceria com a atriz e cantora Sophia Abrahão. Espécie de conto de fadas contemporâneo, em que um mundo mágico é palco para uma história de autoconhecimento e o poder dos sonhos, o romance conta a história de Sophie, uma garota cansada de sofrer com a indiferença das pessoas até descobrir um Reino onde seus talentos são reconhecidos. Cedo ou tarde, porém, ela terá que decidir entre a realidade e a fantasia, numa jornada repleta de descobertas e desafios.

Shophie não era diferente das outras meninas ou de qualquer pessoa na sua escola, mas algo incomodava os demais que viviam perto dela. O seu jeito recatado, ser magra demais e por ter um cabelo ruivo (o que me faz ama-la ainda mais) incomodava muita gente. Ela não era popular longe disso, mas por ironia do destino ela é amiga de uma das meninas mais populares da escola o que gera um grande burburinho e contraste para todos na escola em que estuda.
Como se não bastasse além dos alunos até a diretora começou a implicar com a garota. A sua amiga Anna a convida para ir a uma festa no sábado a noite coisa que a amiga fazia sempre e ela nunca aceitava, mas por incrível que pareça ela resolve aceitar o que poderia começar dai sua mudança. Ela ficou impecável e irreconhecível que até seus pais ficaram surpresos com suas vestes já que ela só andava com roupar larga resolveu ir de saia, uma camisa de banda e um coturno.
O que ela não esperava era que sua amiga tivesse feito um esquema com o seu único amigo que estava “solteiro” o Rick. Ao chegar a festa o rapaz já estava se agarrando com a Angélica (outra menina popular e que competia meio que indiretamente com a Anna) e a partir dai foi começando a cria uma bola de neve na vida da Sophie que só fez aumentar. Além de não saber disso e ter que descobrir na hora ainda passou uma humilhação tremenda por causa da dona da casa a própria Angélica que acarretou em uma briga feia com a amiga que no caso virou ex.
“- Você vai se arrepender de falar assim comigo. Eu salvei todos esses seus anos patéticos – retrucou Anna, espumando de raiva. – Será que não percebeu? Sem mim você não passa de uma esquisita solitária!”(pág. 81)
Esse foi o estopim para a vida de Sophie começar a afundar. A única amiga que tinha já não existe e abalada a única coisa que sabe fazer é chorar e é nesse momento de grande melancolia que ela vai para o Reino um lugar onde ela se redescobre e é aceita como tal.
Claro que há muito mistério quanto ao lugar e que seu destino está selado ao local. Pensando ser fácil ela se engana rapidamente e para tomar seu posto como alteza só lugar ela tem que passar por três etapas que são: Amantes, O Louco e A Morte.
E claro ela não podia passar por isso sozinha e então chaga um garoto novo na escola o Léo que vira seu anjo da guarda.
“- O garoto não saiu da sua cola desde que chegou na cidade, ora! Ele se preocupa com você a cada segundo. Convida você para momentos especiais e canta em sua homenagem. Ele visita sua casa e conversa com seus pais. Isso é raro, sabia? Ele a idolatra e lhe traz flores. O garoto passa horas ao lado de um leito de hospital. Acha mesmo que um menino é capaz de fazer tudo isso porque quer ser escoteiro na friend zone?”(pág. 235)
Eu gostei muito da narrativa e da criatividade das duas, mas achei estranho como ela ia para o Reino. A sua nova família que a chamava por magia, mas não vi a ligação do seu sono com a chamada.
Na temática eu adorei o jeito com falaram do bullying e quais as suas consequências e não esquece o contraponto que mesmo tendo pessoas ruins que fazem isso com o ser humano há outros que lhe transformam em alguém melhor. Amizades foram perdidas e outras conquistadas e eu adorei por que essa é nossa realidade. Devemos observar quem realmente deve estar no nosso lado e observar melhor que sempre tem alguém que realmente que r estar e não damos valor essa foi uma das lições que aprende com o livro. A outra pode ser considerada clichê, mas eu ainda adoro. Nunca mude para agradar ninguém, sabe por quê?
Por a pessoa que pede mudança hoje pode te deixar amanhã e alguém que ficar do seu lado sempre vai te amar pelo que você realmente é e não a nada mais gratificante que isso.
O Léo é um fofo e a sua amiga Mônica é um amor. Eles realmente são uns anjos para ela em seus momentos de crise e dificuldade. Em certos momentos me identifiquei com ela como o fato de se sentir isolada mesmo estando com muitas pessoas por perto e ter ideias ou uma certa forma de pensar sobre a vida e as pessoas que são mais intimas não entender seu ponto de vista.
A linguagem do livro não se diversifica por ser duas pessoas e nem teve declive de momentos. Além claro da capa que tem uns efeitos bem diferentes e com a Sophia deu um toque especial.


2 comentários:

  1. Oi Mary
    Já vi alguns comentários sobre esse livro, alguns bons e outros nem tanto. Tenho mais interesse nele por conta da Sophia mesmo e da capa e.e
    Adorei sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei meio divergente na resenha. Até mostrei meu maior ponto desentendimento e sim a capa cham mesmo a atenção né?
      bjos e obg pela visita.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...