[Resenha] Quem é você Alasca?

by 05:07 14 comentários
Autor: John Green
Editora: wmf martinsfontes
Ano: 2014
Paginas: 226

Sinopse : Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.

Quem é você Alasca? É O 5° livro do autor John Green, com o mesmo estilo dos seus outros livros, uma história boa de ser lida, conta a historia de Miles Halter, uma rapaz que nunca teve "amigos" , que é fissurado em ultimas palavras (palavras que famosos disseram antes de morrer,sendo interessantes ou não). Ele resolve mudar de vida e ir atrás do Grande Talvez na sua nova escola/internato Culver Creek.

"Uma semana antes de eu deixar minha familia,a Flórida e o resto da minha vidinha medíocre pra ir para o internato no Alabama,minha mãe insistiu em me dar uma festa de despedida." (pág. 3)

No internato ele conhece o seu mais novo e primeiro amigo digamos assim, Chip Martin ou como ele mesmo se intitula "Coronel" .

"Meu nome é Chip Martin,anunciou numa voz grava,a voz de um Dj de rádio.[...]" (pág.10)

Com Coronel Miles tem a primeira relação de amizade verdadeira, e também aprende a sobreviver e conhecer quem é quem no internato.Logo ele conheceu o grupo de Corenel e sucessivamente o seu primeiro amor, Alasca.

"Ah,certo Alasca , esse é o Gordo(apelido que o Coronel deu a Miles). Ele coleciona últimas palavras.Gordo , essa é a Alasca.Buzinaram o peito dela nas férias. Ela veio até mim com a mão estendida ,fez um movimento rápido no último instante e baixou meu calção." (pág. 16)

Com sua amizade com Alasca ele acaba conhecendo o lado mais louco (digamos assim) da vida,pelo ao menos na vida dele que nunca teve nada demais.

No decorrer do livro a personagem de Alasca mostra-se complexa e com alguns problemas pra uma meninada da idade dela. Após algumas idas e vindas acontece o primeiro beijo entre ela e gordo,Alasca perde seu controle mental e surta, acaba pegando seu carro e  fazendo uma viagem sem volta, o que pesa na trama do livro.

Após a morte de Alasca, Gordo e Coronel começam a investigar se foi acidente ou intencional a morte.Isso cria no livro o perfil de Alasca e mostra que mesmo após a morte ela tinha uma personalidade forte, e deixou seu legado.

Personagens marcantes e suas tipicas piadas de bom gosto , Quem é você Alasca tem grandes chances de se tornar um livro queridinho de quem o ler. É um livro relativamente pequeno,mas a leitura corre bem rápida e é difícil desgrudar dele quando começa. Então leia,dê de presente antes que o livro vire filme, essa é a promessa pra esse ano de 2015, sem elenco definido mas já com roteiro pronto,mas uma obra de Green pode vai chegar as telonas. 

14 comentários:

  1. Quero muito ler este livro!
    Até agora só li um do John Green...
    Beijos

    http://lovelyplacee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, vale a pena ler, e leia mais mesmo do Green,ele tem muita coisa boa publicada, "Quem é você Alasca?`" é um livrão.

      Beijos

      Excluir
  2. Olá, tudo bem ?
    Sabe, acho que eu tenho um sério problema com o John Green, tenho diversos livros dele, mas não consigo gostar de nenhum.
    Quem é Você Alasca ? Achei o enredo muito fraco. Mas é óbvio que é questão de gosto.
    Ainda assim, adorei a resenha, está muito bem escrita.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele,obrigado pelos elogios.Então, pelo que vi você já leu algo do Green além de "Quem é você Alasca?" certo? É coisa de gosto mesmo acredito, mas tem um livro chamado "Deixe a neve cair" de Green e mais outros dois autores,da uma lida vê se gosta.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi!

    Eu não sei... Ainda não me simpatizo com esse autor... Li e e vi o filme A Culpa é das Estrelas e teve muita coisa lá q não curti. Mas esse parece ser um livro diferente... Talvez ainda falte um empurrãozinho para eu ler... rsrs
    bjos

    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelen,

      Tudo bem linda?Então tente dá uma chance a outros livros dele e vê se gosta. Um que sugiro é Cidades de Papel, confesso que tive boas gargalhadas lendo e é bem diferente de A culpa é das Estrelas.

      Beijos.

      Excluir
  4. Uma coisa que eu tenho: barreira com esse autor. Eu sei que ele escreve bem, mas sabe quando os livros não conseguem te envolver? Pois é.
    Parabéns pela resenha.
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caçadora de Livros,

      Você já leu todos livros deles?Confesso que tem um apenas que não me interessei muito,mas gosto muito das piadas e do jeito da escrita dele, mas entendo seu ponto de vista,quando a gente não gosto é complicado, vamos esperar lançamentos futuros quem sabe né...


      Abraços

      Excluir
  5. Olá Hugo, a escrita do João Verde (leia-se John Green) me agrada bastante, isso é o que deduzi lendo Cidades de Papel, mas ouvi alguns comentários que todos os seus livros tem finais "insatisfatórios". Mesmo assim, estou bastante ansiosa para ler Quem é Você Alasca. Gostei bastante da sua resenha!
    Adorei o blog, e já estou seguindo, convido você a conhecer o meu cantinho!
    Abraços,
    Taynara Freitas
    http://blogeternoencanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taynara,

      Então, a escrita me agrada também muito, essa questão do final dos livros do John Green é porque na maioria das vezes são finais atípicos, não vai ter aquele casal ficando junto no final, ou tudo dando certo, como a maioria, talvez não a maioria , mas uma grande massa de livros carrega ainda, que no final tudo dá certo o casal acaba junto e etc, o que gosto nos livros deles é isso,nunca se sabe o que vai acontecer,pode dá tudo certo (na minha concepção de leitor) ou não rs. Você vai gostar de Quem é você Alasca? .


      Abraços.

      Excluir
  6. Hey, passando aqui para avisar que seu blog foi indicado para a Tag The Liebster Awards...
    Confere lá as instruções:
    http://entreasletrasdeumlivro.blogspot.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de Quem É Você Alasca. Mas na minha opinião, o mais legal do livro são os personagens secundários. Tipo, eu acho o Miles igual aos outros personagens principais dele: ao Colin, ao Quentin, até um pouco da Hazel tbm.

    Mas a narrativa é maravilhosa, consegue ter na dose certa o drama, o humor, o "romance". Eu adorei
    PS: E QUE FINAL FOI AQUELE !!! MDS.

    http://werenotbestsellers.blogspot.com.br/

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhaah olá Geisiane,boa tarde,

      Isso é uma verdade as personagens de John Green de um livro acabam lembrando seus personagens de outro e sim, os personagens secundários são legais mesmo, o final um show a parte.

      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...