[Resenha] Azeitona @PlanetaLivrosBR

by 17:36 2 comentários
Titulo: Azeitona
Autor: Bruno Miranda
Editora: Planeta
Ano: 2016
Páginas: 352

Skoob | Compre e compare

Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.
Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira.
Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada.
O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.

Antes e falar do livro gostaria de vender meu peixe kkkkk. O Clube do livro Maranhão da minha cidade juntamente com a Editora Planeta me deram a possibilidade de conhecer o Bruno Miranda pessoalmente. Falo pessoalmente mesmoooooo.




 Foto tirada da página do Cube



Rapaz além de lindo super carismático e bem humorado. E caso você more em São Luís – MA entre na pagina do clube ( clique no nome Clube do livro) e  conheça os próximos eventos realizados por ele. Agora vamos falar sobre Azeitona.


Prós:

Não era meu foco ler o livro (sou sincera), mas como fui convidada para a mesa e debate sobre o assunto do livro que quem não sabe é sobre família e gravidez adolescente, no qual tenho 100% do perfil já que sou mão adolescente. Enfim, o livro acabou me conquistando. J
O tema do livro logo de cara me agarrou cm foça, a escrita do livro é leve e muito fácil de ser lido e isso facilita para a finalização do mesmo.  O tema a bordado foi feito de forma criativa, inovadora e humorística. Gostei do modo como foram desenvolvidos alguns personagens como o Liam, Emília e Caio. Os dois primeiros são os nossos “protagonistas”, pois os coadjuvantes também pegam um pouco do seu brilho.
Adorei a forma como ele focou na mãe (e no encontro ele afirmou que fez isso por ser criado somente por uma) e em alguns momentos o pai está lá, mas não contribui muito. Os diversos modos de ser mãe e as formas de mostrar o que é amar. Nãos ou de julgar mães que cuidam, mesmo que não seja sempre a regra de mimar o filho (o que não é meu caso), mas torna-los independentes.
O autor criou um cenário interessante já que a história gira em um reality show para jovens pais e nesse desenrolar que o Liam e a Emília aparecem com uma mentira para ganhar dinheiro por uma boa causa, pelo menos a do Liam era, já da Emília não era tão promissora.
Outro personagem que ganha certo destaque é a Iris irmã do Liam. Super fofa e uma mãezona e por ela (mesmo sem ter culpa) o Liam começa a meter os pés pelas mãos.
A temática abordada foi perfeita para o público jovem que querendo ou não estão a flor da pele nessa faixa etária da vida. Eu que o diga kkkkkk. Mas curti muito ler.

Contras:

O tema é forte demais para ficar só sobressaltado.  A Lisa é um dos personagens que amei desde o momento em que apareceu não foi muito explorada o que eu achava que deveria, pois a situação me lembrou muito a minha quando minha família soube da gravidez. Não é fácil nem para você que será mãe quanto para quem está ao seu redor. Esse personagem poderia ter muito a mostrar e ensina, mas não foi bem assim. Alguns assuntos foram só citados, talvez o autor não quisesse se aprofundar como: aborto e perda. São duas coisas que são fortes, não necessariamente deveria ser feito um estudo cientifico em cima da causa, mas poderia ser falado algo mais. Em contra partida foi só isso mesmo que eu achei do contra.

Caso você tenha lido gostaria de ouvir sua opinião sobre o livro e caso não tenha lido me diga o que achou da resenha. Bjos e até a próxima.

2 comentários:

  1. Oi, Mary!
    Até hoje choro porque não pude ir no evento. Vocês estão divosos na foto.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher foi maravilhoso. Vê se nos próximos você não perde.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...