[Resenha] Sem olhar para trás @EdValentina

by 11:14 0 comentários
Título: Sem Olhar para Trás
Autor: Lycia Barros
Editora: Valentina
Ano: 2016
Páginas: 256

O novo romance da escritora Lycia Barros narra um drama super comum da sociedade ao longo dos séculos. Um mal que acomete, principalmente, as mulheres. Afinal, quando coagidas, agimos de forma equivocada e facilmente somos influenciadas por nossos medos. No entanto, muitas vezes o sofrimento é o melhor remédio para acordar o espírito. E sempre há tempo para refazermos a nossa trajetória, onde algo surpreendente pode estar nos esperando no fim da linha. Esse é o foco da história de Agatha: é preciso força para recomeçar. As cicatrizes ficam, mas a força de reação é maior.



Não se já notaram o quanto eu adoro os livros da Lycia Barros. <3
Tenho conhecido um pouco mais de suas histórias com o tempo. Venho falando que estou na fase de mulheres fortes e não sei por que só peguei livro delas. Vai que é um aviso, né?
Outros livros com a mesma ênfase já passaram por aqui como: A promessa da rosa, O despertar do lírio, Kiss of deception, O Pássaro e Neve e cinzas. E este não é diferente.
Claro cada um a sua maneira de representar não só o lado feminino da batalha, mas de um jeito que você não perde o charme.



Vamos a História?
O enredo é simples, muito mesmo, mas... Foi lindo. Foram poucas páginas e muita informação. A protagonista a senhorita Agatha tem uma casa linda, estabilidade e uma família para fechar o pacote. Mas, nem tudo são flores. O marido é opressor e possessivo o que gera sequelas na mesma e em seu filho.
Sabemos que não podemos prever o que pode acontecer no futuro com uma escolha mal feita. Agatha pagou o preço. Abandonou a família em troca de um amor bandido. Um homem que era lobo em pele de cordeiro. Por ser rico se achava o dono da esposa. Isso é umas das coisas que eu não gosto, não é criticar, mas a mulher que se sujeita a viver à custa do homem ele realmente tem que se mostrar digno disso, por que se não for ela ficará a mercê do mesmo já que toda a verba é dele. Não importa se você é esposa o dinheiro é dele.
O Bruno (marido de Agatha) não gostava de vela com ninguém, não lhe permitindo ter amigos. Se ela passasse muito tempo conversando com algum estranho seria a gota d’água. Ela era espancada e é uma das partes mais tristes. De que adiantar ter dinheiro se ele o faz se sentir suja de qualquer forma?
Outro detalhe é o filho. Não sei. As vezes as crianças ajudam em uma mudança, mas não nesse aqui. E o Gabriel ainda teve sorte de nascer já que o infeliz batia nela até gravida. Ainda há homens por incrível que pareça, tem ciúmes dos próprios filhos com a mulher. Alegam que roubam sua total atenção. SÓ PODE ESTAR BRINCANDO. Mas é serio.


Aí eu fiquei: Meu senhor será que não melhora essa vida não?
Mas em algum momento temos nossa chance de da à volta por cima. Eu acredito nisso. O mundo gira e quando chegar no 360° será a nossa vez. E foi isso que aconteceu. Ela teve uma oportunidade e aproveitou. Quase gritei nesse momento kkkkkkkkk.
Mas como disse ainda há sequelas e isso não vai embora. A insegurança, o desconforto de ficar sozinha, a proteção maior para com seu filho e se preparar para algo pior que pode ou não chegar a vir. Nesse entrelaçado de medo e angustia eis que aparece Vicente. Um homem com sua próprias marcas do passado. Quebrado assim como ela. Nem sempre duas almas perdidas se dão bem, mas essas se encaixaram perfeitamente.


- Relacionamentos baseados somente na conexão sexual não costumam durar. São quentes e intensos no começo, mas a chama se apaga com a mesma rapidez. Já a amizade e o respeito mútuo, não. Esse tipo de intimidade só se constrói co o tempo, quando deixamos as pessoas livres para serem quem são e as aceitamos com seus defeitos e qualidade. (pág. 130)


Vicente é o homem que Bruno teve a chance de ser e não quis. Ele tem seu próprio negocio e é SOLTEIRO kkkkkk. Mas um homem de fibra e valores. Logo se afeiçoa a Gabriel. Ele é solitário não por que quer, mas por opção de vida. Assim como ela tem marcas às deles ficaram fisicamente e psicologicamente.
Ambos são espelhos de que a pesar das consequências devemos nos dar uma segunda chance. Recomeçar e viver. O livro retrata em pequenos detalhes algumas falhas que as mulheres cometem e ainda se prendem a relação de que não se separa pensando no filho. Ele vai crescer e vai entender tudo que você passou. A vida segue e você não pode só ser levada se não se afoga. Mas tente nadar e se manter firme, por que assim que nos restabelecemos algo melhor aparece. Muitas devem ter lido e achado ela fraca e que talvez pudesse ser melhor que isso, mas não esqueçam que nem todas são iguais e cada pessoa reage de um jeito sobre pressão ou perigo.



Bjos e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...