[Resenha] Coração de Tinta

by 12:09 2 comentários
Trilogia: Mundo de Tinta
Autor: Cornelia Funke
Titulo: Coração de Tinta #1
Editora: Seguinte
Ano: 2013
Páginas: 453

Sinopse: Coração de Tinta - Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Antes de saber que existia este livro eu assisti o filme e amei no ato. Além de ter um dos atores que eu gosto demais o Brendan Fraser. Até então livro nunca ficou barato o que dificultava a minha aquisição. Mas como sempre fico dando uma olhadinha aqui e outra ali(para não perder o costume) achei ele com um preço tão em conta que comparado comuns 35 que ele era já estava valendo. Aproveitei e comprei ele e o segundo volume Sangue de Tinta me restando somente Morte de Tinta para finalizar.

Voltando a história em questão. Esse livro foi a leitura do Clube do Livro da minha cidade São Luís do Maranhão. O livro nos manda para uma vida que gira em torno de livros (literalmente). Mo (pai) e Meggie (filha) são nossos anfitriões e nos mostram um família com outro tipo de ralidade. Temos o costume de ver em filmes e casa mesmo a mãe lendo para os filhos e no filme ele nos da um outro rumo. Como a esposa do Mo a Teresa (mais conhecida como Resa no livro) sumiu quando ele lia o livro Coração de Tinta em voz alta entrando assim no livro e resurgindo da história Capricórnio(Vilã), Basta (capanga) e Dedo Empoeirado (ingenuo e gatinho) dando assim o começo da trama. 

"Alguns livros devem ser degustados,Outros são devorados,Apenas poucos são mastigadosE digeridos totalmente." (pág. 16)
Mo sempre foi um pai protetor por ter libertado tais seres do livro eles nunca o esqueceram e o propriio vive fugindo para que não façam nada a sua filha. Nove anos se passam desde o ocorrido e até então ele se sentia seguro com sua filha, mas desde a visita de dedo em poeirado tudo muda.
O livro nos da uma perspectiva de que os homens pode sim fazer o papel da mulher de forma correta. O Mo criou a filha sozinho até seus 12 anos de idade, mas nunca leu para ela antes de dormir. E isso a incomodava até ela ouvi o Desdo empoeirado o chamar de Língua Encantada (pessoa com dom de trazer algo inanimado no livro para a realidade). A busca de Mo pelo livro não era pela história, mas para trazer sua amada de volta e Dedo Empoeirado para voltar a sua vida, por que até então nunca se sentiu integrado a esse novo mundo.

"-Meu Deus, o que você pôs aqui dentro? Tijolos? - perguntou Mo quando carregava o bau de Meggie para fora.- Você mesmo sempre diz que os livros têm que ser pesados, porque o mundo inteiro está dentro deles - respondeu Meggie. fazendo-o rir pela primeira vez naquela manhã."(pág. 25)
O livro é magico e levamos lições para a vida toda. Sabemos que somos amantes da leitura, mas nem por isso devemos viver imperfurado neles. Contato social também é viver. Tiramos pela Elinor, mulher idosa e sozinha. Viveu tanto para os livros que esqueceu o mundo e das pessoas que amavam como o pai fez com ela. Ele ainda teve família, mas zelava mais pelos livros à família. Ter alguém para conversar sobre o que você leu ou compartilhar seu dia é tão bom e não ficar falando com as paredes. Outra coisa importante que o livro nos mostra é a importância da leitura infantil. Desde pequena a Meggie conviveu entre os livros e isso deve ser gerado de pai para filho e o outro ponto é LEIAM CLÁSSICOS, isso é uma chamada que a autora faz sem ser grosseira com as situações que tem no começo de cada capitulo.

Eu gostei muito do livro e você?

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...