[Pequenas Impressões] Resenha:Querido Diário

by 06:10 0 comentários
Autor: Christina Kilbourne
Título: Querido Diário
Editora: Companhia Editora Nacional
Ano: 2013
Páginas: 210

Sinopse: Querido Diário é um livro que tive prazer e sorte de ler. Sempre dizem, não julguem um livro pela capa, eu sempre julgo, pela capa e pela sinopse. Quando chegou em mãos o livro, já imaginei que a temática seria pesada, não pesada negativa ou no mau sentido, mas pesada no sentido de trazer um assunto que existe e é ignorado, e é algo que ainda as pessoas não tomam o devido cuidado nos dias de hoje.

O livro conta a historia da Maxine e de sua melhor amiga Leah, ambas adolescentes comuns, que falam sobre música, são fãs da Avril  e gostam de garotos que gostam de outras garotas.

Max (como Maxine é chamada no livro ) não tem acesso a internet, seus pais são "caretas" e não lhe dão tanta liberdade, ao menos não pra isso. Já Leah possui acesso a internet. Ambas com vontade de conhecer pessoas novas criam um perfil fake em uma sala de bate-papo

Lá Max conhece o D_Mais , que diz ser um menino de 17 anos, sendo que ela tem 12 anos. Conversa vai e conversa vem,  a Max vivia indo na casa da Leah, pra escrever pro D_Mais por não ter internet em casa.

Leah, conversa em segredo com um menino também, sem ter contado nada a Maxine, até que então...

" Minha mãe mandou eu me sentar. Ela se movia com lentidão e dificuldade, como se estivesse doente, e comecei a ficar nervosa. (...) 
Finalmente ela sentou e pegou minhas mãos. Pude sentir como ela tremia, o que me deu calafrios. Ela disse:

- Querida , algo terrível aconteceu.
- O papai está bem? - comecei a entrar em pânico.
- Seu pai está ótimo. Todos na nossa família estão. Mas, querida, a Leah sumiu." (pág. 54)

O mundo de Max desaba, ela fala tudo que sabe , a respeito do chat e do D_Mais. A relação com seus pais se torna difícil depois das revelações que ela usava um computador com internet e conversa com desconhecidos. Ao mesmo tempo, seus pais se preocupam e acreditam que ela esteja se culpando por tudo que aconteceu com a amiga. O que não deixa de ser verdade.

Ela começa a fazer terapia e é aconselhada a escrever e por tudo em um diário, tudo que sentia com relação ao que passava. O livro é todo dessa forma escrito, como se fosse o diário da Maxine que você estivesse lendo.

Após meses desaparecida, o corpo de Leah é encontrado. Outro choque que Max passa. O detetive responsável pelo caso, Lucas, torna-se amigo de Max , e pede sua ajuda no caso. Ela que havia deixado de conversa com D_Mais após o sumiço de sua amiga retoma a conversa o que eles acreditam é que ele é responsável pela morte da Leah.

Com uma missão bem bolada, Max marca um encontro com o D_Mais, lá ela descobre que ele não é o garoto que dizia ser quem era, com intervenção da policia, eles pegam o suspeito. O que foi descoberto no apartamento do mesmo é que sim, ele é responsável pela morte da Leah, e as mesma conversas que ele tinha como D_Mais com Max, ele tinha com Leah,porém se passando por outro rapaz.

Após julgamento e toda dor que sofreu, Max acredita que agora Leah ia descansar em paz.

Eu aconselho esse livro, é algo que te prende, eu li em dois dias, dei prioridade quando tive em mãos ele, a história me prendeu. Aconselho ainda mais, quem tiver sobrinhos, netos, irmãos mais novos, dê o livro de presente a eles. É uma ficção , mas é um ficção que é bem real nos dias de hoje todos nós sabemos, o livro toca nessa tecla, devemos sim dá liberdade e privacidade aos jovens, mas de maneira ponderada e dando o espaço certo. 

Ótima leitura.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...