[Pequenas Impressões] Resenha: A Canção de Alanna

by 06:21 5 comentários
Título: A Canção de Alanna
Subtitulo: A primeira grande aventura #1
Autora: Tamora Pierce
Editora: Única Editora
Ano: 2015
Páginas: 255

A Canção de Alanna: A Primeira Grande Aventura - A coisa que Alanna mais quer no mundo é ser uma guerreira extraordinária, que vença batalhas e consiga ajudar as pessoas. Ela só tem um problema: no reino de Tortall, meninas não lutam, ou melhor, não fazem quase nada. Então, para realizar seu sonho, ela deve arriscar a própria vida tornando-se Alan de Trebond. Esta é sua primeira aventura, e pode ser a última caso ela não seja forte o bastante para superar as próprias limitações e controlar sua magia, que é mais poderosa do que a maioria das pessoas pode suportar. Para piorar, Alanna é a única capaz de combater o mal que se abateu sobre o reino de Tortall. Está em suas mãos salvar o herdeiro do trono e derrotar os seres milenares que habitam a terrível e amaldiçoada Cidade Negra. O fracasso não é uma opção. Sua grande batalha já começou. Ela pode morrer, ou pior: perder a própria alma para sempre! “Ela estava apavorada: seu rosto parecia quente, as mãos tremiam. Se fracassasse, teria de deixar a corte. Aquele era o dia. Ela nunca se sentira tão forte e tão preparada.” Argumentos de venda: Esse é o primeiro livro da série A canção de Alanna, obra que fala com o mesmo público de séries como Harry Potter. Tamora Pierce recebeu em 2013 um prêmio da American Library Association, que anualmente reconhece um escritor por “uma contribuição significante e duradoura à literatura infantojuvenil”. Obra best-seller do New York Times na categoria séries infantis.
Desde que a Única Editora mostrou a capa desse lançamento eu fiquei louca para ler, por que contem magia e eu sou apaixonada. Dei uma pesquisada sobre a autora Tamora Pierce e vi que ela é adepta do feminismo, mas isso não quer dizer que o livro vem com padrões em que a dama é superior aos homens ou que o movimento fica em grande destaque em seu enredo. Ela transformou a real causa em uma história linda, onde ela pode mostrar como era a vida das mulheres e dos homens na idade média de uma forma completamente diferente.
Nem todo jovem quer ser cavalheiro a pesar de que para uma família de nobres isso é uma honra e nem toda dama quer ser tratada como se fosse cristal e domada para ser uma excelente dona de casa ou uma mulher "perfeita".  Características como essas e muito mais é desenvolvida nessa trama juvenil, vejam bem é JUVENIL, mas não quer dizer que adultos e adolescentes não possam usufruir da leitura.
Thom e Alanna são gêmeos e filhos do lorde de Trebond, pai esse que não da a maior atenção para os filhos apenas quer se livrar o mais rápido de sua companhia, mandando com que seus filhos sejam treinados para ser guerreiro e uma dama. Claro que essa ideia em nenhum momento passou pela cabeça dos irmãos. Mas seria arriscado demais se seguissem seu coração, mas mesmo assim foi o que fizeram.

"- Amanhã papai vai entregar as cartas para o homem que treina os pajens e as pessoas do convento. Você pode imitar a letra dele e escrever novas cartas, dizendo que somos dois garotos gêmeos. - Você vai para o convento. Diga na carta que quer ser feiticeiro. As filhas da Deusa é que treinam os meninos em magia, lembra? Quando você ficar mais velho, elas vão mandar você para os padres. E eu vou para o pálacio aprender a ser um cavaleiro." (pág. 11)
Thom foi para treinar e se tornar um grande feiticeiro e Alanna foi para o palácio onde seria treinada como guerreiro, sim no masculino já que não era permitido meninas ela se vesti como homem e passa a se chamar de Alan de Trebond. 
Quando eu vi essa parte já sabia que poderia acontecer algo errado já que mentir tem perna curta. kkk
Adorei o desenrolar que a Tamora escreveu.



No castelo ela sofre preconceito por ser pequena demais e magra demais, acompanhamos suas mudanças físicas até por que as mulheres amadurecem mais rápidos que os homens, não falo em altura mas nos hormônios se é que me entendem. E tentar esconder toda a evolução do corpo não era facil. Eu sofri e rir muito junto com a Alanna ela é uma garota ótima.
Ela conquista vários amigos no palácio, pois ela começa seu treinamento sendo um pajem e depois de muitos testes ela poderá chegar a virar um cavalheiro, mas são anos de pratica e estudos. Em alguns momentos me perguntei o por que do pai deles ser tão antipático e descubro que logo ao nascerem a mãe deles morreu e ele não diz mas pelo comportamento os culpa por isso e pelo DOM que ela e eles carregam por descendência da mãe. Sobre o DOM não falarei muito, pois quero que leiam e observem a evolução da Alanna quanto isso.
Seus amigos Jonathan, Gary, Myles e George são os mais proximos que Alanna tem. Os dois primeiro são lordes como ela e apenas Jonathan é da realeza e futuro rei e que implica em outros segredos pelo reino. Já o George é da realeza também, mas dos ladrões e muito engraçado e desenrolado na trama.
Amo livros que vem com mapa e esse não foi diferente.


A Deusa tocou nossa pequena Alanna e muitas aventuras e perigos ainda a aguardam nessa longa caminhada, algumas já lhe pegaram pelo caminho e outras ainda surgiram. Então você leitor se mantenha preparado e de coração forte, por que além da Alanna, todos tem que ficar alerta.

A série é composta de 4 livros e até o momento foi publicado apenas o primeiro volume em nosso país.


Das capas que encontrei de outros países essas são as que mais se parecem com a história. Se não leram dê uma chance ao livro, pois a história pode ser juvenil mas tem lições que servem para todos. A escrita é fácil e em uma sentada você lê brincando. A abordagem feita pela leitura com a linguagem e o movimento como uma mensagem subliminar ficou ótimo. A força de vontade da protagonista de continuar, mesmo quando a situação estava fechando o circulo sobre ela fez com que eu a amasse ainda mais. Aventura é gostosa e você acaba se envolvendo de qualquer jeito.

Leiam, pois quero saber a opinião de vocês!!!!
Beijos e até a próxima.

5 comentários:

  1. Oi Mar, achei o livro mais do que interessante ^^ Adoro livros de fantasia e Allana pareceu ser uma personagem mais do que forte e interessante. A Única fez uma edição linda ♥

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joi o livro é mara! Sou suspeita, mas é muito bom o enredo, a capa e a diagramação. A história é super envolvente e a Alanna é guerreira demais.
      Obg pela visita.

      Excluir
  2. Vão lançar o segundo livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A editora ainda não nos deu um parecer sobre o segundo, mas estou esperançosa.

      Excluir
  3. Adorei sua resenha! Eu já li, mas tô louca pra ler o 2, e até agora não achei nada, como você disse não chegou no nosso país ainda... Estou super ansiosa, não só pra saber se ela vai conseguir continuar fingindo, mas também pra saber sobre ela e o Jonathan. he he he he

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...