[Pequenas Impressões] Época de morangos

by 18:34 0 comentários
Titulo: Época de morangos
Subtítulo: Um amor à primeira vista pode durar para sempre
Autor: Rafaella Vieira
Editora: Gutenberg
Ano: 2014
Páginas: 319

Sinopse: Um dia, aos 13 anos, Jordana vê de longe um rapaz e tem a certeza que ele é seu Príncipe Encantado – um desconhecido que é o mais lindo e perfeito garoto do mundo. Um tempo depois, descobre que ele estuda na sua própria escola, porém é mais novo que ela, e nem sonha com namoradas ou amor...
Será que um amor de escola pode durar a para sempre?
 
Primeiro: Não se engane pela sinopse. Não é por que é uma garota de 13 ano que a história tem que ser ruim.
Segundo: Ela se apaixona por um menina de 12 anos (Sim, 12). Pelo menos para mim amor não tem idade.
 
No começo eu criei certo preconceito. Nossa! É uma história infantil, nada disso foi um questionamento infundado da minha mente. Li o livro da Rafa (Tô intima) olhando para nossa realidade em questão. O livro não trata só de um romance que se iniciou na infância e sim a vida de nossos pré-adolescentes.
O livro é narrado em 1ª pessoa no qual é a Jordana, vulgo Jojo. Acompanhamos sua vida escolar desde o fundamental. E em uma das suas viagens de férias ela conhece seu príncipe o Edgar.

"Sim, eu vi o Príncipe Encantado, mas não era um daqueles caras fantasiados que ficam pelo parque. Era o garoto mais especial do mundo." (pág. 17)
Coincidência ou não o príncipe foi estudar na mesma escola que ela e aí que a história realmente começa a andar. Eu já estou na faixa de meus quase 25 anos (com o pé na cova já) e esse livro resgatou a minha adolescência, me vi muito na Jojo e trilhões de aspectos e situações em que essa moça se mete na escola. O primeiro amor a gente nunca esquece e mesmo querendo passar por cima com outras paixões ele acaba ficando lá  de qualquer forma e nesse contexto aprendemos muito com essa garota.
Ela tem uma prima chamada Jaque que também me identifiquei demais kkkkkkkkkk. Ela é meio louquinha e coloca a Jojo em muita saia justa na escola. A pegada do livro é bem humorística. Para quem já está na minha idade o que é praticamente a fase em que a Jojo está logo  no inicio você ira se identificar em alguma parte de sua vida escolar com os personagens. Eu ria demais lembrando das minhas.
Se você leu Simplesmente Acontece de Cecilia Ahern e gostou você também irá amar esse. As passagens de tempo dos personagens são bem naturais nada drástico
Gostei o jeito do  romance chamar a atenção dos jovens pela linguagem informal e muitas das tiradas das meninas eu falava no meu tempo (super amei). Os temas abortados também no livro é a vida sexual precocemente ativa dos jovens que aos seus 14 anos já estavam começando a conhecer mais a fundo seus parceiros. Não levei um choque por que o nosso hoje é assim. Mas o livro não incentiva a pratica veja bem, ele apenas mostra como acontece e a posição dos pais quanto a essa questão. Gostei muito do Antenor (pai da Jojo), ele é um homem centrado  e sabe os limites que tem que impor ou não nos filhos. A Julieta (a mãe) pelo contrario já era liberal demais e a própria filha não gostava dessa total liberdade. Mas sabe quanto mais NÃO você diz ao jovem mais valente ele fica. Vai entender.
É quase uma tortura ver o relacionamento da Jojo com o Edgar. 

" Fiquei calada olhando para cada centímetro do rosto dele. Ele estava tão lindo. Foi quando notei com mais detalhes que as feições dele haviam mudado um pouco. Ele parecia cada vez mais homem e menos menino, mas ainda era sempre o meu Edgar." (pág. 223)
O destino fica pregando peças em nossos personagens como ninguém. Você percebe o amor dos dois mas a falta de certeza ou a coragem de tomar a iniciativa fica para trás e o tempo passa, as coisas mudam e as pessoas também.
Acompanhamos muito disso neste livro. Outro tópico lindo no livro é a amizade da Jojo com a primas e com as meninas das outras turmas. Quando estamos no escola muita das vezes ser amigo de pessoas de turmas abaixo da sua é como se você tivesse falando com guris só por uma fração de 1 ou 2 anos de diferença e quando crescemos já não nos importamos tanto assim.
Esse livro eu recomendo não só para os adolescentes como uma leitura familiar, para que os pais fiquem um pouco mais a par da vida escolar e intima dos seus filhos e não ficar chocados com certas omissões.

Bjos e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...