[Resenha] Divergente

by 15:22 3 comentários



Autor: Veronica Roth
Série: Divergente #1
Editora: Rocco
Páginas: 350
Ano: 2012

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.



Uma escolha 
Decide quem são seus amigos

Uma escolha
Define suas crenças

Uma escolha
Determina sua lealdade...
Para sempre

Uma escolha
Pode te definir

   O livro é uma distopia por se tratar de um mundo futurista.
  Neste mundo a sociedade é dividida em cinco facções e cada uma é dedicada a uma virtude: a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Erudição e a Franqueza. Quando os jovens completam 16 anos há uma cerimônia de iniciação a onde os jovens são submetidos a um teste de aptidão onde deveram escolher a que facção querem se unir para passar o resto de suas vidas.
No primeiro volume da trilogia podemos acompanhar a rotina da nossa protagonista Beatrice Prior. Na qual tem a difícil decisão de escolher entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. Então acaba fazendo uma escolha que surpreendendo a todos e a ela mesma. Escolhendo uma facção contraditória a sua.
  A autora Veronica Roth soube escrever muito bem essa ficção científica, mas também pode ser uma aventura, ação e romance. Ela soube mesclar muito bem os gêneros não focalizando somente o romance.
  Ela tira nosso fôlego do começo ao fim(pelo menos foi assim comigo). Quando você pensa que algo terminou outra cena surge misteriosamente te deixando de queixo caído.
   No decorrer da série Beatrice participa de competições durante sua iniciação para garantir um lugar ao sol ou ganha ou vira um sem-facção. E como é facção nova e vida nova, por que não um nome novo e assim acontece e ela começa a se chamar Tris.
  Se é um romance não poderia faltar um amor avassalador, mas não é bom assim que acontece. Ela conhece o Quatro, que é o supervisor de sua iniciação é um rapaz fascinante, porém perturbador. Mas nossa protagonista também esconde um segredo, que mantêm escondido de todos, pois poderia causar sua morte.
  Ao decorrer da história ela descobre um conflito crescente que ameaça destruir sua sociedade na qual aparentava ser perfeita, e ela percebe que seu seu segredo poderá ajudar a salvar aqueles que ama ou destruí-la.

Quotes:


"O sarcasmo sempre ocorre à custa de terceiros." (p.34)
"Os testes não precisam mudar nossas escolhas." (p.42)

"O abismo serve para nós lembrar que há um limite tênue entre a coragem e a estupidez." (p.72)
"A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela." (p.111)
"Aprender a controlar seu medo e libertar-se dele é o verdadeiro objetivo." (p.251)
"O altruísmo e a coragem não são tão diferentes assim." (p.409)


Adaptação para o cinema:




  A Summit Entertainment comprou os direitos da trilogia Divergente. Neil Burger foi escolhido como diretor e os atores escalados para os personagens foram:


  1. Shailene Woodley (Tris Prior)

  1. Theo James (Quatro/Tobias)

  1. Ansel Elgort (Caleb Prior)

  1. Kate Winslet (Jeanine Matthews)


  1. Magg Q (Tori)

  1. Zoë Kravitz (Christina)

  1. Jai Courtney (Eric)

Cenas do filme:













O lançamento do filme será dia 17 de abril deste ano.


A série Divergente conta com três volumes:
  1. Divergente
  2. Insurgente
  3. Convergente (com o lançamento amanhã dia 10/03/14)

3 comentários:

  1. AMO esse livro <3 Também fiquei sem fôlego em vários momentos da trama, a Roth sabe narrar e conduzir uma história de forma divina *---* Estou ansiosíssima para ler Convergente e assistir ao filme (ANSEL LINDO!).
    Ah, só uma ressalva, Convergente já foi lançado, antes mesmo do dia 28/02/2014.
    Beijinhos e boa sorte com o blog :D

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    www.myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Já li Divergente e Insurgente falta só Convergente! Roth sabe bem o que faz e consegue prender o leitor do começo ao fim.
      Obg pela visita!

      Excluir
  2. Também ansiosa pelo filme. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mais já é o próximo da lista.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...