by 18:46 0 comentários
Li recentemente em blog, uma postagem que falava sobre o fechamento de livrarias em São Luís, e compara esse fechamento com a chegada do Habib's na cidade. Todavia poderíamos dizer que a nossa querida população está mais preocupada com a abertura de shoppings e novos restaurantes do que com a vida cultural e leitora da nossa cidade? Talvez sim.
Há aqueles que defendem que esse fechamento se deve a internet, com seus imensos downloads distribuídos por aí, justifico que ainda há bons leitores que preferem um livro impresso, com aquele cheirinho de novo, mais que infelizmente não tem dinheiro pra comprar, e ficar esperando promoções nos grandes sites e ainda mais os dias de longa espera até a chegada do pedido. 
Então poderíamos nos perguntar, porque as bibliotecas não estão fechadas também?
Na minha opinião, o que causa o fechamento dessas livrarias são os preços exorbitantes dos livros que são vendidos por aqui.  Não que nas bibliotecas também não tenha diminuído o número de leitores, mais no caso destas, há diversos outros problemas envolvidos (que pretendo falar algum dia em outro post).
Mais será o preço a culpada de tudo? Se compararmos o Maranhão do Século XIX com o de hoje, veremos que o de Antigamente, onde a pobreza era mais extrema, e o número de leitores era menor, havia um maior circuito de livrarias, mais a vida cultural da nossa cidade era mais valorizada, e os ideais eram outros.
Nos dias de hoje, existe a nossa Feira do Livro, onde há diversas discussões interessantes, mais que poucas pessoas vão para prestigiar, e os jovens que vão, estão indo lá mais para namorar e passear. Então o preço não é a culpa de tudo, mais também a falta de interesse de prestigiar uma boa literatura.
Mais então o que se fazer? Isso nem eu sei o que dizer, mais primeiramente, baratear um pouco os preços desses livros, para torna-los acessíveis a todos e depois colocar na mente desse jovens a importância de uma boa leitura, seja ela por prazer, cientifica ou não.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...