[Resenha] Extraordinário

by 10:13 0 comentários


Titulo: Extraordinário
Autor: R.J Palacio
Editora: Intrínseca
Ano:2013
Pág: 320


Sinopse: August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade...até agora.
Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Olá amigos e amigas, vim hoje falar de um livro que eu amo, na verdade amei ler, Extraordinário da R.J. Palácio.

Extraordinário é um livro que se você ainda não leu, deveria ler, pois devemos ter o prazer de nos divertir e ver o mundo de algumas perspectivas alem da nossa. Trata-se da história de August Pullman, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial .

Auggie passa por diversas e fica com um rosto "diferente" dos demais. A questão é que, Auggie nunca frequentou uma escola, até o presente momento retrato no livro, mas isso vai mudar, sua mãe acredita que seja  a hora disso mudar.

Todo mundo aqui sabe que começar em uma escola nova é difícil,agora quando não se é normal ( aos olhos do que a sociedade acredita que seja normal) as coisa ficam mais complicadas.

Auggie entra em estado de negação e acredita que será o centro das atenções caso vá a escola.
 
" - Todo mundo vai ficar olhando para mim na escola - falei, começando a chorar.
   - Querido - disse a mamãe. Ela se virou para trás no banco do carona e segurou minha mão. - Você sabe que, se não quiser, não tem que fazer isso." (pág 18)
A mãe do Auggie o leva a um passeio na escola, o diretor o chama pra conhecer as instalações e três alunos, após o passeio mais tarde naquele mesmo dia, August resolve ir para o colégio.

O que August acreditava que ia acontecer aconteceu realmente, ele se torna o centro das atenções pelo lado negativo da coisa. No passeio que ele fez com os três alunos e possíveis colegas de turma, ele conheceu realmente um dos seus grandes amigos no livro Jack Will.

Apesar de algumas idas e vindas e um pouco de dúvida sobre o caráter do Will, ele se mostra um amigo verdadeiro e que gosta muito do Auggie.

Aqui podemos dizer que começa as  grandes lições que esse livro nos mostra, Auggie entra na escola , é sempre julgado pelo seu rosto, conhece Summer, a primeira pessoa que tem coragem de sentar na mesa com ele , durante o almoço. Summer se mostra honesta em tudo que fala ao Auggie , e defende o amigo em algumas situações correntes.

Um membro da história Via, a irmã de Auggie, o livro é dividido em capítulos na transação de capitulo para capitulo uma foto, uma imagem que lembra a capa do livro com o rosto ( que lembra o do Auggie) com o nome do personagem que o capitulo vai retratar, no da Via...

A Via se torna um personagem agradável no livro e é aquele personagem que a gente acaba se identificando. A Via em seu capitulo (podendo dizer) ao mesmo tempo que se sente culpada pensando assim, ela ama o irmão está crescendo, ela se sente deslocada , se sente a irmã rejeitada por toda à atenção dada é somente para o Auggie, mas ela deixa bem especifico isso, que seu amor por Auggie é maior que tudo isso, esse ciúme é algo que fica bem bonito com toda a história do livro.

O extraordinário é legal porque, eu sempre tive a vontade de ler o livro, mas sempre achava que não era a hora, sempre empurrava para as férias a leitura, as férias chegou, e fiquei de comprar o livro para ler, olha a sorte da pessoa...O livro custa em média uns 30/35 reais, um belo dia entrei em um sebo, não sei como você chamam onde vocês vivem mas aqui é sebo, onde compramos livros usados e etc, eu sempre gosto de olhar em sebo as vezes achamos relíquias e eu tive a sorte de achar extraordinário, todo no plástico e sendo vendido por 10 reais, não é versão pocket ,cês imaginam a felicidade da pessoa, comprei e li em três dias <3

De cara R.J Palácio nos trás a um ambiente escolar, é o ambiente onde todos nos temos nosso primeiro contato com pessoas além do convívio familiar, ela mostra com sutileza como um menino pequeno, diferente fisicamente é igual a todos, o que o Auggie quer é jogar videogame, assistir star wars e comer besteira, ela conquista as pessoas simplesmente por ser quem é, e nos trás lembranças do nosso tempo de escola, em algumas situações me vi no lugar do Auggie e em outras me vi na pele daqueles que dão risadas da situação.

A fragilidade e a capacidade de mudar das pessoas, o amor com o outro é isso que esse livro retrata, super indico à todos, é ótimo para dá de presente para crianças, na verdade para qualquer pessoa,linguagem boa e gostosa de ler.

Gente é isso, espero que gostem do livro, se divirtam e comente mais abaixo, caso já tenha lido.

Bj!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...