[Resenha] Uma Longa Jornada

by 13:28 0 comentários
Titulo: Uma longa Jornada
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano:
Páginas:

Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.
Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.
Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.
Bom... O que dizer desse livro. É de leitura fácil, se tem clichê? Bastante. Se eu gostei? Gostei.
Ele não é tão água com açúcar, mas ficou bem perto.
Uma longa jornada vem com duas vertentes: a história do Ira e a Ruth e da Sophia com o Luke.
O livro começa com histórias distintas, no primeiro momento eu fiquei sem entender, mas depois do terceiro capitulo eu peguei a ligação.Nos deparamos com um romance anterior e pós guerra e um romance moderno. Duas realidades diferentes, mas com um sentimento em comum.

No primeiro momento você vê o Ira em um acidente de carro, onde ele começa a ter alucinações (que para eu ele estava mesmo vendo) com a Ruth e nesse momento ele relembra momentos marcantes da sua vida antes dela e com ela. No segundo momento nos deparamos com Sophie que teve a maior decepção de sua vida: ser traída pelo namorado. E com um apoio que só as amigas dão ela é convidada para uma festa, mas festa de peão mesmo (sonho demais em ir em uma). Nas duas histórias vemos as estranheza do casal ao se ver pela primeira vez o recenseio e a confusão de sentimentos.
Em outras palavras, nossas opiniões, nossos pensamentos, e nossos sentimentos, tudo que experimentamos, não precisam nos definir para sempre. (pág. 275)
Fazemos também a comparação da época, como eram os relacionamentos antigamente e hoje. A liberdade que temos e antes não era assim. O conservadorismo, a exposição, o poder tocar e sentir, o relacionamento a dois, o casamento e entre outros fatores são discutidos e um bem forte é a religião. O nome realmente faz jus a história, pois nos mostra o ciclo da vida de uma forma muito bonita. As lições que levamos na alma e no coração é simplesmente encantador. Os clichês são até fichinha perto da carga que você leva com os personagens.

Nicholas Sparks gosta de mostrar que o simples pode ser raro e precioso e nesse livro ele mostrou com exatidão e sempre com aquele toque espiritual em alguns momentos.
Gostei muito da história e já corri para ver o filme, não vai demorar ter resenha por aqui dele também.

Bjos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...