[Resenha] Vamos Juntas? @galerarecord #movimentovamosjuntas

by 07:45 4 comentários
Titulo: Vamos juntas?
Subtitulo: O guia de sororidade para todas
Autor: Babi Souza
Editora: Galera Record
Ano: 2016
Páginas: 144

Skoob | Compre e Compare

Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas?
Logo, o movimento Vamos Juntas? conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado.
Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas?, a enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.

 Quando este livro saiu e eu vi o primeiro post compartilhado no meu Facebook eu pensei: quero ver o que é. Pode ser mais um movimento feminista radical.
Sim, pensei dessa forma, pois como sempre falo para algumas amigas: o que mata o movimento não é a ideologia (por que é maravilhosa), mas sim as pessoas que não sabem usa-lo como deve ser.
Quando chegou a BF eu não resisti, tinha que comprar e assim que peguei em mão eu tinha que ler. Queria tirar minhas conclusões sobre o movimento e saber se era realmente como eu pensava e como eu queria que realmente fosse. Não me decepcionei. Gastei praticamente a quantidade de Post it que nunca gastei em livro nenhum. Achei que seria mais grosso ou maior, mas não importou nada disso o conteúdo está devidamente explanado e com dicas maravilhosas.


No livro a Babi deixa claro o que é o Vamos juntas?. Agora tenho um nome para o que eu faço quando desço às 11:40 do ônibus todos os dias voltando para casa da universidade e tem sempre um senhora que desce comigo. Sabe, não custa nada e você ainda ganha uma boa conversa e conhece outras mulheres que com certeza deve ter o mesmo medo que você de andar sozinha em uma rua altamente deserta.
Fala sobre a sororidade. Eu nem fazia ideia do que isso queria dizer, na verdade nunca nem tinha ouvido essa palavra, mas hoje eu sei.

Sororidade vem de "sóror",que no latim significa "irmã"; é a ideia de um grupo de irmãs, mulheres unidas.
  Mas também temos que ficar a par que há mulheres que não se importam com isso,com essa "liberdade" que muitas querem obter. O livro deixa bem claro, nós temos que empoderar nossas irmãs, se ela não quer sorria, por que ela "escolheu" não querer.
O livro mostra degraus das conquistas das mulher com o passar do tempo e também as mulheres que marcaram história e muitas pouco ouvimos falar, mas que deixaram um marco na história e na vida de várias mulheres. Sabe de uma coisa que eu adorei no livro: a linguagem fácil, uma explicação básica e focada e um ar não agressivo e simplista.



Tem vários momentos em que as mulheres não se ajudam, não só por que não querem, mas pelo retrocesso cultural ainda existir como por exemplo: A rivalidade feminina e o caso que eu bato muito sobre o relacionamento monogâmico. Este primeiro é citado no livro como "um mito próprio de ideologia da dominação masculina", posso concordar em partes, já que há mulheres que tem esse negócio de chegar em festa e medir a outra ainda mais quando está com o companheiro. Triste, essa é a realidade. O segundo eu fico pasma com a loucura de algumas. Quando o homem trai ela vai lá e pede satisfação para a outra mulher, serio? Pois é, em vez de chamar o cara vai chamar a mulher e ele fica lá de boa com o ego inflando que nem pavão por que duas mulheres estão brigando por ele. Isso não é justo!
O livro é um impulso para que as mulheres encontrem sua força com depoimentos de deixar o coração triste em ver o quanto estamos exposta a perigos e por uma falta de comunicação não protegemos umas as outras. Além disso, o livro nos das os conceitos das ideologias para não confundirmos uns com os outros. Existe uma página do livro que antes dele se tornar físico o movimento já tinha ganhado forma e deixando cada vez mais as mulheres alertas as coisas ao seu redor e as outras mulheres que podem estar em situação de risco e precisando de uma igual para ajuda-la.
Quem sabe essa mulher não seja você? Pense nisso!


Página do movimento clique aqui
Site do movimento clique aqui

4 comentários:

  1. Olá...que lindo o seu blog. Não conhecia!!!
    Olha quando lançou esse livro eu não dei muita importância, mas vi quando a autora foi na Fátima Bernardes mostrando a proposta do livro e achei super interessante. Com certeza já está na minha lista de desejados e espero gostar tanto igual você gostou e marcar esse monte de quote. rsrs
    Bjokas

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly você vai gostar muito, creio que todos mulher que ler vai gosta do livro. Por que ele defende nossos direitos de uma forma harmoniosa. Muito legal. Obg pela visita.

      Excluir
  2. Oi Mary, tudo bem?

    Eu me lembro de quando saiu esse livro! Eu tb fiquei bastante interessada, gostei da sua resenha e acho o tema abordado é bastante importante de ser discutido. Que bom que vc não se decepcionou!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus, não. Por que ela elaborou um tema e uma pesquisa bem posicionada nos dando ciência dos direitos que temos e muitas não buscam.

      Obg pela visita.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...