[Resenha] Escola de Vilões

by 16:14 0 comentários
Autor: Jen Calonita
Titulo: Escola de Vilões
Série: Escola de Vilões #1
Editora: Única
Ano: 2015
Páginas: 192

Será que um vilão pode se recuperar? Gilly não se considera exatamente uma garota má... Porém, quando se tem cinco irmãos e irmãs mais novos, é preciso ser criativo para ajudar nas despesas. Ela é uma ladra muito boa, e disso tem certeza e pode se gabar. Até ser pega. Depois de roubar uma presilha, é sentenciada a passar três meses no Reformatório de Contos de Fadas – no qual os professores são aqueles antigos vilões que já conhecemos, como o grande Lobo Mau e a malvada Madrasta da Cinderela. Quando, porém, ela faz amizade com alguns estudantes, como Jax e Kayla, aprende que esse reformatório vai muito além de sua missão heroica. Há uma batalha ganhando forma e Gilly precisa descobrir: os vilões podem realmente mudar? Descubra o Lado B dos contos de fadas.

Você mandaria um vilão fazer o trabalho de um herói?

Somos apresentados nesse livro a uma mitologia completamente diferente do que vemos quando se trata dos contos de fadas. Ainda temos as famosas princesas, mas o foco da história são os vilões e, como eles se regeneraram. Com o intuito de transformar pequenos meliantes em pessoas bondosas e educadas, eis que é fundada o Reformatório de Contos de Fadas e a diretora é nada menos que a famosa vilã do conto da Cinderela, neste caso, chamada de Flora.
Gilly rouba pra não passar fome e ajudar no sustento da família, contudo isso não é visto com bons olhos pelo seu pai, e nem pela policia. Depois de ser detida pela terceira vez, vai parar nesse reformatório. No inicio ela fica relutante, mas depois  começa a ver as vantagens de sua estadia por lá. Contudo, ela não esperava que as coisas fossem ficar um pouquinho agitadas, e as casas começam a cair. Pessoas que você pensa que são uma coisa, na verdade são outras. O problema é descobrir quem é quem.
A escrita não é ruim, mas a autora deixa a desejar em muitos detalhes. Senti falta da descrição sobre o que eles aprendiam na escola. Vemos a Gilly comentar por alto sobre as aulas, mas não vemos o que realmente acontece nelas. São pouquíssimas as cenas em que isso ocorre. A Jen poderia ter trabalhado um pouco mais nessas cenas e, foi isso que me fez achar o livro fraco. Senti falta de mais detalhes. Talvez ela melhore no segundo livro.
Tive problemas pra me apegar com a maioria dos personagens, principalmente a Kayla e a Jocelyn. Sobre o Jax ainda não consegui decidir.
No entanto, o livro nos leva a pensar em algumas questões. Até aonde você achar que uma pessoa pode ser má ou considerada deliquente para a sociedade? Roubar pra não passar fome me tornar pior ou igual aos outros bandidos? Realmente as pessoas ruins podem se regenerar? São questões que me deparei quando terminei a leitura e me fez refletir.
A capa desse livro ta incrivelmente linda e tem tudo a ver com a historia. Outra ponto importante é a amizade entre os personagens, quando eles resolvem se unir na luta contra o mal, você vê que a amizade é um fator muito importante e um belo aliado, mas claro, as amizades verdadeiras.

"Você é uma ladra. Eu sou um mentiroso. Pense em todos os garotos daqui, que poderiamos conseguir para nos ajudar. Nunca mande um herói fazer o trabalho de um vilão. - Jax sorri malicioso. - Esse é um trabalho para tipos como a gente, você sabe disso." (p. 148)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...